Uma massa de ar frio avançou no Sudeste, entre o Rio de Janeiro, São Paulo e o sul de Minas Gerais, combinando-se com as condições quentes, resultando em chuvas e possibilidade de granizo
De acordo com as medições do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), nas últimas 12 horas, a maior quantidade de chuva ocorreu em Goiás, entre aproximadamente 15h30 do dia 2/10 e 3h30 de 3/10, com registros de 48,6 mm em Uruana/GO, 48,4 mm em Novo Gama/GO, 45,2 mm em Pirenópolis/GO e 41,4 mm em Ceres/GO.
Atualmente, a região Nordeste e boa parte do Norte do Brasil estão experimentando um domínio de ar seco, o que tem impedido a formação de nuvens volumosas e, consequentemente, a ocorrência de chuvas. Entretanto, ao longo deste dia de terça-feira, podemos esperar o desenvolvimento de novas áreas instáveis no Sul do país. Isso se deve à influência de uma ampla baixa pressão atmosférica que está se fortalecendo na região do Paraguai.
Região Sul
Hoje, o Sul do Brasil enfrenta um aumento nas áreas de instabilidade devido à intensificação de uma grande baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai. Na maioria das regiões do interior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o dia começou com sol, mas a nebulosidade aumenta gradualmente, e podemos esperar pancadas de chuva com trovões durante a tarde e à noite. No sudoeste do Paraná, no oeste de Santa Catarina e nas áreas centrais, ocidentais e noroeste do Rio Grande do Sul, as primeiras pancadas de chuva podem ocorrer já pela manhã, com risco de temporais nessas áreas.
No leste do Paraná, teremos um dia com períodos de sol entre muitas nuvens, com a possibilidade de chuva à noite. Já no leste/nordeste de Santa Catarina, incluindo o litoral e o vale do Itajaí, o dia continuará com sol e algumas nuvens, sem previsão de chuva. No leste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, teremos a presença do sol, mas também há previsão de chuva moderada. O volume de chuva pode variar entre 20 e 70 milímetros. Ventos fortes, raios e queda de granizo também podem ser registrados.
Região Sudeste
A Região Sudeste ainda enfrenta áreas de instabilidade devido a uma frente fria que passa entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. A previsão é de chuva em todos os estados. No litoral de São Paulo, teremos períodos de sol entre muitas nuvens, com chances de chuva fraca a qualquer momento. Nas regiões da Grande São Paulo, Sorocaba e sul de São Paulo, o sol aparece durante a manhã, mas também há possibilidade de chuva fraca. Nas áreas do centro, norte e oeste do estado, o sol predominará na maior parte do dia, com pancadas de chuva acompanhadas de trovões à tarde e à noite.
No estado do Rio de Janeiro, teremos períodos com sol entre muitas nuvens, com possibilidade de chuva fraca durante a madrugada e manhã. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, esperamos pancadas de chuva com trovões a qualquer momento, mas com alguns períodos de sol entre as nuvens. Há risco de chuvas moderadas a fortes em Minas Gerais, com exceção da Zona da Mata e da divisa com o Vale do Paraíba (SP). No centro e sul do Espírito Santo, pode ocorrer chuva forte durante a madrugada e início da manhã.
Região Centro-Oeste
O ar úmido e quente se espalhou sobre o Centro-Oeste, levando à formação de nuvens carregadas ao longo do dia. O sol prevalecerá, e não haverá chuva apenas nas regiões extremo centro-oeste de Mato Grosso do Sul, extremo norte e oeste de Mato Grosso, na fronteira com a Bolívia. Para as demais áreas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal e todo o estado de Goiás, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva com trovões, principalmente à tarde e à noite. Algumas dessas pancadas podem ser moderadas a fortes, que inclusive pode registrar chuva forte com ventos de até 80 km/h, além de volumes expressivos no extremo sul do estado.
Região Nordeste
O ar seco domina o Nordeste, o que dificulta a formação e o crescimento de nuvens significativas. Quase toda a região terá um dia ensolarado, quente, com baixa umidade do ar e sem expectativa de chuva. No litoral do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, teremos sol com chuvas rápidas. Na faixa sul e sudoeste da Bahia, podemos esperar pancadas de chuva à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes. Também há previsão de pancadas de chuva passageiras no litoral sul da Bahia.
Região Norte
O sol brilhará intensamente na Região Norte, mas algumas nuvens carregadas se formarão devido à presença de ar úmido e quente. No centro, sul e leste do Amapá, Pará, Tocantins, leste, centro e extremo oeste do Amazonas, o sol predominará, sem chuva. No Acre, Rondônia, sul e centro-norte do Amazonas e Roraima, teremos sol forte, mas também podem ocorrer pancadas de chuva isoladas à tarde ou à noite.
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.