Anúncio foi feito pelo diretor geral do Senar, Daniel Carrara, durante a abertura do 12º IrrigaShow
Capacitar profissionais e trabalhar para que a técnica da irrigação esteja disponível para os pequenos produtores. Essa é a proposta para o Centro Nacional de Excelência em Irrigação, que foi anunciado pelo diretor geral do Senar, Daniel Carrara, durante a abertura do 12º IrrigaShow, em Campos de Holambra, Paranapanema. O evento reuniu produtores rurais, empresas do setor e autoridades, que anunciaram também a modernização do sistema de outorga de águas, dando mais agilidade às respostas e ajudando os produtores rurais na tomada de decisões.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, frisou que também utiliza a técnica da irrigação em sua propriedade há 15 anos e que eventos como o IrrigaShow atuam também na educação dos jovens sobre o tema e sua importância para a agricultura. Numa região que representa o principal polo de irrigação do estado, Meirelles ressaltou que importantes culturas ganharam mais peso na economia paulista por conta da técnica.
“Tenho orgulho de ser um irrigante também. Temos visto como essa técnica tem contribuído para a economia do nosso estado e do país. A criação do Centro Nacional aqui será um passo importante para a discussão de novas técnicas e difusão da importância da irrigação para a agricultura, principalmente em momento de mudanças climáticas, onde a preocupação com os recursos hídricos são cada vez maiores”, explicou Meirelles.
Diante das ponderações do presidente da Rede Nacional de Irrigantes (Renai), Luiz Roberto Barcellos, o superintendente de Regulação de Usos de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Marco José Melo Neves, anunciou um projeto experimental para a concessão de outorgas de água digital. Ambos reconheceram que a agilidade na resposta é essencial para que os produtores não gastem dinheiro em projetos que não serão autorizados.
Ricardo Pereira, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que representou o secretário Guilherme Piai, afirmou que o governo do estado pretende lançar o Programa Irriga+ para que realmente possa atender os produtores. Já o presidente da Associação Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (Aspipp), Luiz Fernando Doneux Junior, comemorou as novidades, que ajudam a reforçar a importância do setor. Para ele, ainda há muito a crescer em São Paulo e no Brasil e ações como o novo Centro de Excelência e a modernização na concessão das outorgas são extremamente necessárias para uma produção cada vez mais eficiente e sustentável.
Fonte: Mario Teixeira
VEJA TAMBÉM:
- Mais macia que picanha: Conheça o novo corte bovino que está conquistando o paladar
- Figueira Luekim Sapecado tem 50% vendido por R$ 5,5 milhões, recorde absoluto
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.