Após produção de mais de 200 mil doses de sêmen, referência absoluta na raça Girolando, K85 aposenta deixando um grande legado para a raça; Confira!
Sempre preocupada com o bem-estar dos touros em produção na sua central de biotecnologia, a ABS optou por encerrar a coleta de sêmen do K85, após uma impressionante produção de 190 mil doses de sêmen convencional, além de 18 mil doses de genética sexada Sexcel.
Para o coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Leite da ABS, Fernando Rosa, o desempenho do touro no decorrer dos anos foi nada menos que espetacular. Após produção de mais de 200 mil doses de sêmen, referência absoluta na raça Girolando, K85 aposenta deixando um grande legado para a raça; Confira!
“Nascido antes da era genômica, em 2011, o K85 rapidamente mostrou o real valor da sua genética. Ele se submeteu aos testes de progênie e vimos muitas filhas dele com excelentes avaliações na Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Quando surgiu a genômica, também começamos a ver filhas do K85 com superioridade genômica. No PMGG, ele apresentou confiabilidade de 95% – enfim, foram muitos os resultados impressionantes”, relembra Fernando.
Com destaque absoluto em sua genética e filho de Shottle e Canela, o touro somou mais de 1200 filhas registradas na Girolando – e o sucesso não se limitou ao Brasil: mais de 18 mil doses de sêmen do K85 foram exportadas para produtores mundo afora, consolidando a sua utilização em rebanhos internacionais.
Fernando ressalta, ainda, que o K85 também teve a sua superioridade comprovada pelo Cornerstone, o programa da ABS que visa a identificar características relevantes de conformação e manejo na raça Girolando.
“Muitos dos dados que mostraram a qualidade do K85 vieram do Cornerstone. Em uma base de dados que concentra informações de mais de 17 mil vacas, ele mostrou superioridade em diversos quesitos, como úbere, pernas, temperamento e pelagem. A fertilidade também foi destaque na sua genética, e a mãe dele, a vaca Canela, detém o recorde da terceira maior lactação da raça, superando os 100 mil kg de leite”, explica.
O proprietário do touro, José Renato Chiari, destaca que o K85 é filho de uma recordista em produção de leite e que a escolha pelo animal foi com base nos aspectos genéticos. “Ele veio de uma família muito consistente, então, num lote de embrião de seis ou sete machos, a gente escolheu o K85 pelo fenótipo dele.”
Além disso, o pecuarista avalia que dificilmente outro Girolando atingirá a mesma capacidade de produção desse touro. “A grande característica foi produzir animais muito funcionais, corretos de aprumo, de sistema mamário, fortes e longevos. A docilidade, é outra característica muito marcante nessa família. A recompra do sêmen foi impressionante pois quem utilizou, voltou a utilizar. Acho muito difícil ter outro animal que faça isso”, disse.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
Depois de 11 anos de uma carreira brilhante, o touro K85 terá o seu merecido descanso, deixando um legado marcante, tanto para a Girolando, quanto para a ABS e para todos os produtores que utilizaram a sua genética.
Com toda certeza o touro K85 mudou o patamar do melhoramento genético da raça girolando, produzindo filhas que desempenharam muito bem em todos os propósitos que foram utilizados. K85 foi o primeiro filho da matriarca ICH CANELA em central e suas filhas sempre destacaram no aspecto de produção, conformação e fertilidade.