O sucesso nesta fase se dá em conseguir recriar o animal no menor tempo possível, com equilíbrio entre desempenho animal e custos de produção.
O mercado tem revelado o quanto as propriedades com atividade pecuária precisam de uma gestão adequada, uma vez que as altas nos valores da @ do boi gordo, do boi magro e do animal desmamado vieram acompanhadas pela elevação dos preços dos insumos utilizados na nutrição do rebanho. A recria, caracterizada a partir do desmame, é um processo com duração média de 12 meses e é influenciada por esses fatores externos. Para o sucesso nessa etapa, o pecuarista deve focar nos três pilares de uma recria eficiente: desenvolvimento animal, formação de estrutura e boi recriado em menor tempo.
Os farelos energéticos e proteicos apresentaram alta e os preços se mantêm firmes neste primeiro semestre de 2021. Esse é um fator de extrema importância, já que estamos iniciando o período seco do ano, momento em que os farelos se tornam mais representativos na dieta dos animais. Por isso, alcançar lucro é cada dia mais desafiador se não houver planejamento e controle na atividade pecuária.
Falando em desenvolvimento animal e na formação da estrutura dos bezerros desmamados, o crescimento dos tecidos é um dos pontos de análise. Nessa fase, há crescimento expressivo de músculos, aumentando, assim, a demanda por proteína, nutriente mais representativo ao músculo.
Para desenvolvimento animal adequado, é necessário que sejam atendidas todas as exigências por nutrientes dos animais. Ou seja, o bovino precisa consumir a quantidade necessária de proteína, energia e minerais para manutenção e ganho de peso.
O período seco, caracterizado pelo início do inverno, é marcado por mudanças climáticas que provocam alterações na quantidade e qualidade da pastagem disponível. Em situações que a quantidade de proteína disponível na pastagem não consegue suprir a exigência para manutenção do peso vivo dos animais, é necessário “corrigir” esta falta de nutrientes na pastagem, entregando esse déficit no cocho, na forma de suplementação.
A Minerthal conta com diversas soluções que podem ser entregues ao rebanho, como suplementos minerais ureados, suplementos minerais proteicos e suplementos minerais proteicos-energéticos. A escolha de qual suplemento será utilizado deve levar em consideração a categoria animal, raça, meta de desempenho, características da pastagem, do solo e do clima.
O sucesso nesta fase se dá em conseguir recriar o animal no menor tempo possível, com equilíbrio entre desempenho animal e custos de produção. A fase de recria dos animais se inicia em maio, após o período de desmame, e geralmente dura 12 meses, contemplando períodos secos e chuvosos.
Algumas alternativas podem ser utilizadas para fazer com que o animal tenha um maior ganho de peso e esteja pronto para fase de engorda e terminação mais rápido. A intensificação da suplementação da recria se dá pela adaptação da dieta do rebanho e tem como resultado o aumento da produção total de @, com melhor aproveitamento da área explorada.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
A equipe da Minerthal conta com profissionais extremamente capacitados para ajudar na escolha da estratégia de suplementação que seja mais adequada às propriedades.
Sobre a Minerthal
A Minerthal Produtos Agropecuários, fundada em 1973, atua em âmbito nacional, levando ao mercado uma linha completa de produtos capaz de suprir as necessidades dos pecuaristas nos sistemas produtivos de pecuária de corte (cria, recria e/ou engorda e confinamento), pecuária de leite e indústrias ligadas à pecuária, em qualquer época do ano. Mais informações: www.minerthal.com.br.