Empresa registra recorde mundial com nascimento de 45 leitões em gestação suína, de matriz do seu plantel, no interior de Minas; quantidade surpreende especialistas
O dia 22 de janeiro de 2025 deve entrar para a história do agronegócio brasileiro. Na Granja Santa Inês, localizada em Luz, Minas Gerais, de propriedade da integrada Gilda de Oliveira Santos Silva, uma porca do plantel da Pif Paf Alimentos deu à luz 45 leitões. A empresa avalia a possibilidade de registrar o feito no Guinness Book como o novo recorde mundial, já que no mesmo consta o feito de 1993 com 37 nascidos totais.
Segundo especialistas da área, a média seria entre 12 a 14 leitões por parto. O número registrado, portanto, excede de forma significativa a média, o que pode ser considerado uma eventualidade rara.
Airton Martins, Gerente Executivo de Agropecuária da Pif Paf, destaca que o resultado é fruto de um trabalho contínuo de aprimoramento genético, aliado à nutrição adequada e ao manejo eficiente. “Resultados como esse só podem ser alcançados com a combinação de uma excelente qualidade genética, nutrição adequada e manejo cuidadoso, com destaque para a atenção da equipe de campo no trato dos animais. Embora isso não garanta o sucesso, oferece as melhores condições para que os animais expressem todo o seu potencial reprodutivo”, afirma.
Martins ainda mencionou o histórico de evolução nos resultados da empresa, na Granja Dourados, em Patrocínio Minas Gerais, citando dois nascimentos anteriores de 38 leitões nos anos de 2023 e 2024.
Porca supera outro recorde de dois anos atrás, em março de 2023, em granja em Faxinal dos Guedes, no interior de Santa Catarina registrou o nascimento de 41 leitões em um único parto que durou quase cinco horas. O fato ocorreu na Granja Dal Bó e chamou a atenção de especialistas e moradores da região.
Foco no bem-estar animal
A especialista em Bem-estar Animal da Pif Paf, Gisele Dela Ricci, ressalta que a empresa mantém um compromisso com a saúde, o conforto e a segurança dos animais em todas as etapas do processo produtivo. “Trabalhamos para assegurar a saúde, o conforto e a segurança dos animais. Isso inclui capacitações, monitoramentos diários e um compromisso com a melhoria contínua. Cada etapa do processo é guiada por princípios que visam práticas mais éticas e eficientes”, explicou.
Com 56 anos de história, a Pif Paf Alimentos é uma das mais importantes indústrias do setor alimentício de Minas Gerais e do Brasil. Com sede corporativa em Belo Horizonte (MG), a companhia integra cerca de sete mil colaboradores, distribuídos em setes estados – Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná e Santa Catarina – onde funcionam as estruturas operacionais de produção, abate e processamento de frangos e suínos que abrangem sete plantas industriais, seis fábricas de ração, quatro matrizeiros e dois incubatórios, além dos centros de distribuição e pontos de transbordo.
No portfólio da empresa, estão marcas de excelência e qualidade como Pif Paf, Fricasa, Uniaves, Flip, Rio Branco Foods, Pescanobre, entre outras. São cerca de 800 itens, como carnes, pescados, embutidos, massas, pratos prontos e pães de queijo comercializados no Brasil e exportados para aproximadamente 40 países do mundo, principalmente na Ásia, Oriente Médio, África e Américas do Norte, Central e do Sul.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.