
Resultado é decorrente dos investimentos feitos em novas tecnologias na área de melhoramento genético, atendimento técnico e promoção da raça.
A raça Senepol já conta com um rebanho de animais registrados no País de 99.778 exemplares. Em 2018, o crescimento foi de 11,2%. Esse desempenho confirma a tendência dos últimos anos de maior investimento na raça, elevando o total de animais puros em 308% no acumulado de 2012 até agora. A expectativa da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) é de que a procura pelo Serviço de Registro Genealógico (RGD) se mantenha firme em 2019. Para o presidente da entidade, Pedro Crosara, o ano de 2018 comprovou a preferência do mercado por touros Senepol com registro e com avaliação genética positiva. “O mercado deixa claro sua exigência por animais melhoradores, qualificados em provas intra e extra rebanhos e com registro definitivo (RGD). Fica notório isso diante da valorização significativa que este perfil de animais recebe quando ofertado ao mercado”, acrescenta.
Segundo o presidente da ABCB Senepol, a entidade priorizou, em 2018, projetos focados no melhoramento genético da raça. “Fizemos diversos investimentos ao longo do ano para garantir ao pecuarista acesso a tecnologias necessárias para a produção de carne de qualidade. Lançamos o Programa de Certificação da Carne, fomentamos os benefícios do touro registrado e consolidamos o Programa de Melhoramento Genético do Senepol, dentre outras ações”, explica Crosara.
- Efeitos do calor no rebanho bovino vão além do desconforto e podem incluir redução no ganho de peso
- Conheça os alimentos mais adulterados no Brasil
- Você sabe o que é ‘leitura de cocho’? Prática que ajuda a aumentar a eficiência produtiva de bovinos de corte terminados em confinamento
- Whitebred Shorthorn: raça une rusticidade e produção de carne de qualidade
- De olho na cigarrinha: como garantir a produtividade da pecuária em 2025
O número de associados também aumentou em 2018, chegando a 646 criadores, crescimento de quase 10%. No geral, entre associados e não associados, a entidade atendeu a 913 criadores e ampliou seu quadro de técnicos credenciados para prestar atendimento em todo o País. Em 2017, eram 20 profissionais. Hoje, são 33 técnicos atuando no território brasileiro.
DEPs Genômicas- O PMGS completou um ano de funcionamento em 2018 e já tem 115 criatórios participantes. Para garantir um volume de dados suficientes para gerar as DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) Genômicas, a ABCB Senepol subsidiou a genotipagem de cerca de 3.500 animais em 2018. Essa medida terá continuidade neste ano com a genotipagem de mais três mil animais, o que permitirá o lançamento das DEPs Genômicas na edição 2019 do Sumário de Touros.
- Melhoramento Genético:
- Como escolher touros que serão usados na vacada, dicas essenciais
- Investir em genética é segredo de lucro na pecuária
- Vaca Nelore: Sem reposição não há cruzamento
- Importância de seleção e melhoramento genético na pecuária
- IATF: cuidados com o sêmen congelado
- Além de Angus com vacada Nelore, qual outra raça utilizar?
- Qual melhor opção: Nelore ou gado cruzado?
- Saiba tudo sobre Melhoramento Genético em Bovinos
Maior participação em eventos – A promoção da raça Senepol foi outra ação priorizada pela entidade. Entre dias de campo, exposições e leilões, a raça esteve presente em 77 eventos oficializados/chancelados em todo o País. Em 2017, foram 41 eventos.