A parceria entre o Programa Carne Hereford e o Frigorífico Frispar, localizado em Marmeleiro (PR), foi firmada durante a Expointer 2021.
Foi realizado na terça-feira, 22 de fevereiro, o primeiro abate certificado pelo Programa Carne Hereford, no Frigorífico Frispar, localizado em Marmeleiro (PR). O processo, que foi acompanhado pelo Gerente do Programa, Felipe Azambuja, pelo Coordenador Técnico do Programa, Raoni Lopes, e pelo Técnico Certificador da unidade, Ewerton Bett, reuniu 30 animais das raças Hereford e Braford.
“É um momento especial e um passo muito importante tanto para o Programa Carne Hereford, quanto para o frigorífico. Também vejo como uma grande oportunidade para o mercado consumidor que está cada vez mais exigente e em busca de uma carne de melhor qualidade”, destacou Giovani Tolotti, sócio e proprietário do Frigorífico Frispar.
Para o programa trata-se de uma parceria importante, uma vez que um maior número de produtores que utilizam a genética Hereford e Braford se beneficiarão através da tabela de bonificação.
“Foi um importante passo para o Programa Carne Hereford e para o mercado da carne. Com certeza, essa nova parceria irá trazer muito benefícios para os produtores”, afirmou o Gerente de Operações e da Carne Hereford, Felipe Azambuja.
De acordo com o Coordenador Técnico do Programa, Raoni Lopes, os animais que participaram do primeiro abate apresentaram um excelente padrão de carcaça. “Ótimo padrão racial, animais bem conformados, com ótimo acabamento de gordura e jovens, que com certeza irão atender as exigências do mercado consumidor”.
A parceria entre o Programa Carne Hereford e o Frigorífico Frispar foi firmada durante a Expointer 2021 com o objetivo de ampliar a atuação da Carne Hereford para outros estados, buscando fomentar, ainda mais, a cadeia da carne bovina e estreitar as relações com os produtores.
- Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
- ‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
- Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
- Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
- Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
Conforme a tabela de bonificação, os produtores, inicialmente, receberão 2% sob o preço base utilizado pela indústria, podendo agregar valor aos seus animais padrão Hereford e Braford.
Para que o produtor receba a bonificação, seus animais devem atender aos seguintes critérios: padrão racial de no mínimo 50% de sangue Hereford, machos castrados, machos inteiros (somente até zero dentes) e fêmeas, cronologia dentária (0,2 e 4 dentes); e acabamento de gordura (3,4 e 5). A bonificação pode variar em porcentagem de acordo com o sexo, cronologia dentária, e peso de carcaça.
Fonte: Ascom ABHB