O índice da safra 2023/24 encontra-se inferior em comparação ao período do ciclo anterior e à média histórica das últimas cinco temporadas
A semeadura da safra 2023/24 de soja no Brasil atingiu 90,9% da área estimada em 45 milhões de hectares, conforme levantamento da consultoria Safras & Mercado até a última sexta-feira (8). Em comparação com o relatório anterior, datado de 1º de dezembro, o índice de plantio aumentou de 83,3% para 90,9%.
Este dado atual está abaixo do registrado no mesmo período do ciclo anterior, que alcançou 94,7%, e também inferior à média histórica das últimas cinco temporadas, que foi de 95,2%.
Três estados já finalizaram o plantio da lavoura de soja: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. A seguir, apresentamos a evolução nos demais estados.
Situação do plantio nos estados brasileiros:
- Rio Grande do Sul: Avanço de 51% para 78%.
- Paraná: Concluído (100%).
- Mato Grosso: Concluído (100%).
- Mato Grosso do Sul: Concluído (100%).
- Goiás: 94%.
- São Paulo: 95%.
- Minas Gerais: 85%.
- Bahia: 95%.
- Santa Catarina: 90%.
- Maranhão: 60%.
- Piauí: 62%.
- Tocantins: 75%.
- Outros: 67%.
Esses números refletem a evolução do plantio entre uma semana e outra, destacando-se o Rio Grande do Sul como o estado que mais avançou, passando de 51% para 78%.
VEJA TAMBÉM:
- Faz calor? A previsão sugere que próximo ano pode ter temperaturas mais quentes
- Sucesso da COP28 depende de texto sobre combustível fóssil, diz Marina Silva
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.