Raro: Vaca dá à luz quatro bezerras de uma só vez

Parto aconteceu em cidade do interior do Rio Grande do Sul; infelizmente uma das terneiras não sobreviveu, as outras seguem com uma saúde de ferro

O casal Mário e Joscelene Casanova, comunidade de Cabriúva, interior de Gentil, cidade 55 de 1.626 habitantes, segundo o IBGE, fica 55 quilômetros de Passo Fundo, no norte gaúcho. Como de costume, foram buscar de trator o terneiro de uma vaca que estava em trabalho de parto. Ao chegarem, avistaram três terneiras e uma quarta sem vida. Ficaram surpresos, imaginando que as vacas tinham parido juntas. Após constatar que as outras vacas não possuíam produção de leite, chamaram o veterinário, que atestou que as outras vacas não haviam parido, comprovando o parto bovino quádruplo.

O fato é raro, ainda mais pela quantidade de bezerras, há indícios de que a probabilidade de uma vaca ter quadrigêmeos é de uma em 11 milhões. O avanço da biotecnologia na inseminação artificial dos bovinos tem proporcionado uma maior quantidade de partos com gêmeos e até trigêmeos, mas quadrigêmeos é demais.

Esse fato aconteceu no dia 30 de outubro. A família tem 22 vacas em lactação e relata desconhecer casos semelhantes, principalmente porque a gestação veio de inseminação artificial, sem tratamentos especiais.

E tem gente de olho nas bezerras já, Joscelene relata ter recebido contato de vizinhos para comprar as terneiras trigêmeas.

Fotos da equipe municipal da Emater/RS-Ascar de Gentil, RS.

bezerras trigemeas de vaca holandesa
Foto: Emater/RS-Ascar
bezerras trigemeas de vaca holandesa
Foto: Emater/RS-Ascar
bezerras trigemeas de vaca holandesa
Foto: Emater/RS-Ascar

Veja outros casos raros:

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM