Empresa de geotecnologia publica mapas com os maiores produtores de soja, os municípios com maior proporção de área plantada e ranking inédito
O estado do Mato Grosso, caso fosse um país, ocuparia a terceira posição no ranking global de produtores de soja. Os dados foram obtidos com informações combinadas do Foreign Agricultural Service (FAS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), e o levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Atualmente, o ranking mundial de maiores produtores de soja conta com o Brasil na primeira posição, diante de uma projeção de 151,4 milhões de toneladas.
Com esses números espetaculares o município que lidera a lista dos maiores produtores de soja do país não podia ser em outro estado, para se ter uma idéia da grandiosidade da produção matogrossense, dos dez municípios que lideram a produção de soja no país, sete estão no Mato Grosso.
A empresa de geotecnologia, Agrosatélite, está publicando uma série em suas redes sociais onde ela mostra vários rankings interessantes da produção do grão no país, o primeiro episódio apresentou o ranking dos 10 municípios do Brasil que mais produziram soja na safra 21/22. São municípios bastante conhecidos pela relevância da produção agrícola do país. Possuem características em comum como a grande extensão territorial, uma agricultura de larga escala e bastante tecnificada.
Em outro gráfico a empresa mostrou os 10 municípios com a maior proporção da área de soja na safra 21/22. Neste Top 10, os municípios se destacam por apresentarem uma grande parte do seu território ocupado com plantações de soja. O que impressiona nessa lista é que todos os municípios estão localizados no Paraná e possuem menos de 10 mil habitantes, confira:
Segundo a Agrosatélite a análise foi feita baseada nos limites dos municípios disponibilizados pelo IBGE em 2021.
Maior expansão na área de soja
Recentemente a empresa destacou os 10 municípios que tiveram maior expansão na área de soja entre as safras 2020/21 e 2021/22. Para ambas, a Agrosatélite mapeou 100% da soja cultivada no país, o que permitiu a criação deste ranking inédito.
Neste Top 10, estão os municípios que apresentaram a maior variação de área cultivada em uma safra, o que equivale a dizer que são importantes fronteiras de expansão de soja, por apresentarem um crescimento acelerado e expressivo na área cultivada com a oleaginosa. Confira o ranking:
O Brasil é número um no mundo em produção e exportação de soja – A oleaginosa também é uma principal geradora de divisas para o Brasil e tem ajudado na manutenção do superavit da balança comercial do país nos últimos anos, além de contribuir para o crescimento econômico de diversas regiões do país. Os municípios que apresentam a maior proporção da área de soja em relação à área total do município demonstram a relevância da cultura para suas economias locais, além de serem responsáveis por uma parcela significativa da produção nacional da commodity.
A Agrosatélite reúne profissionais na análise de imagens de satélites de sensoriamento remoto e no desenvolvimento de inteligência geográfica para os setores agrícola, florestal e ambiental.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.