Ranking Nacional da raça Nelore passa por diversas mudanças

Nelore do Brasil anuncia mudanças no regulamento do ranking nacional e regional e das exposições oficiais de Nelore e Nelore Mocho

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) anuncia alterações no regulamento do ranking nacional e regional 2022/2023 e das exposições oficiais da raça Nelore e Nelore Mocho. As mudanças impactam a forma de disputa dos campeonatos de melhores criadores, expositores e supremos criadores, as regras de contabilização das exposições nos campeonatos nacionais e regionais, as regras para a atuação dos jurados, a dinâmica dos julgamentos raciais e a Tabela de Pesos Máximos.

“Definimos ajustes no regulamento do próximo Ranking da ACNB com o objetivo de tornar as diputas ainda mais competitivas, de forma a seguirmos contribuindo para a identificação dos animais superiores, que possam contribuir para o avanço da raça, destacando e valorizando os criadores e expositores participantes. Realizamos diversas reuniões, com renomados assessores técnicos atuantes na raça, com o departamento técnico e com a diretoria da ACNB. Compilamos as sugestões, debatemos as possibilidades de mudanças, e por fim, junto com os representantes das Associações Regionais do Nelore Conveniadas, definimos as alterações para o próximo ano calendário de exposições oficiais do Ranking”, declara Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

Exposições “Ouro”

Os Circuitos Verde e Amarelo de Exposições estão extintos. A partir do ano calendário 2022/2023, todas as exposições oficiais poderão ter as pontuações contabilizadas para o Ranking Nacional e Regional. Passarão a existir as Exposições “Ouro”, onde os expositores que disputam as principais posições do Ranking se encontrarão e poderão evidenciar a qualidade de seus animais, sendo uma em Goiás, outra em Minas Gerais, uma em São Paulo e outra no eixo Rio de Janeiro/Espírito Santo, totalizando quatro mostras.

Serão consideradas sete exposições para a contabilização do Ranking Nacional nas categorias de Melhor Criador, Melhor Expositor, Melhor Novo Criador, Melhor Novo Expositor, Campeão Supremo e Melhores Animais, sendo os três melhores resultados das exposições Ouro”, os dois melhores resultados em exposições de livre escolha, o resultado na respectiva Expoinel regional do competidor e o desempenho na Expoinel nacional.

Os julgamentos das exposições “Ouro” serão comandados por comissão tríplice. Os jurados serão escolhidos por votação dos expositores participantes que seguirem determinados protocolos. Ao todo, três profissionais poderão ser indicados por cada votante, desde que não tenham participado como julgadores da última edição. Em caso de empate entre os mais votados, a escolha será feita por sorteio. Para casos de indicação de jurados que não são do quadro oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a permissão será definida pela ACNB.

Além disso, os jurados não podem atuar caso possuam contrato vigente de ordem empregatícia com qualquer criador participante das exposições, sejam pessoas físicas ou jurídicas, de acordo com o Regimento Interno do Colégio de Jurados da Raças Zebuínas (CJRZ), coordenado pela ABCZ.

Outras mudanças

De acordo com o novo regulamento, todas as fêmeas com idade superior a 36 meses deverão comprovar a participação em pelo menos uma exposição oficial da ACNB, com sua primeira cria própria ao pé, viva, com idade inferior a 6 meses.

As “Tabelas de Pesos Máximos” para machos e fêmeas sofrerão um leve ajuste para algumas faixas de idade, em especial para os animais com mais de 12 (doze) meses, até 16 (dezesseis) meses.

Outro ajuste foi realizado no Ranking Regional, que, nas categorias Melhor Criador, Melhor Expositor, Melhor Novo Criador, Melhor Novo Expositor e Melhores Animais, terá a pontuação composta por cinco exposições, sendo os quatro melhores resultados em exposições de livre escolha realizadas na região do competidor somados ao resultado da Expoinel regional. A Expoinel nacional também pode ser incluída na contabilização, substituindo uma das quatro exposições escolhidas ou completando as quatro mostras.

Especificamente nos campeonatos nacionais Nelore, as alterações do regulamento incluem a extinção da Super Copa e da Liga dos Campeões nas disputas de Melhores Criadores, Expositores e Supremo. Assim, os competidores passam a concorrer em campeonatos nacionais únicos.

O campeonato Conjunto Progênie de Pai Nova Geração não será mais realizado. Em substituição, quando o reprodutor pai dos animais que compõem os Conjuntos Progênie de Pai e Progênie Jovem de Pai tiver menos de 60 meses na data-base do respectivo Ano Calendário de Exposições (ACE), a pontuação alcançada de acordo com sua colocação será aumentada em 10%.

Confira a íntegra do documento com as alterações de regulamento, clique aqui.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM