Touro Nelore Bagda Mat, contratado pela ABS Pecplan é novo recordista em conversão alimentar no Rancho da Matinha.
O touro Bagda Mat., do Rancho da Matinha, é o novo recordista em conversão alimentar da empresa agropecuária. O resultado surpreendente registrado é de apenas 3,50 kg de alimento para 1 kg de ganho em peso, mostrando o bom desempenho da genética para produção de carne.
Conforme explica o técnico da ABS Arthur Vieira, Bagda já vem mostrando o seu potencial desde cedo. “Filho, neto, bisneto e tataraneto de matrizes super precoces, o animal produziu e congelou sêmen já aos 12 meses de idade, e ainda se consagrou nas avaliações do intra-rebanho da safra de 2016, conquistando destaque para ganho de peso, perímetro, acabamento e também eficiência alimentar”, detalha.
Essa eficiência, comprovada pelo projeto desenvolvido pelo Rancho da Matinha, é cada vez mais atrativa para o cliente que procura otimizar a sua produção de carne. Além de significar uma potencial redução dos custos com alimentação do rebanho, as altas taxas de eficiência também representam uma vantagem do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, já que os recursos utilizados são menores, sem alteração do produto final.
Existem outros benefícios em vista, como a redução da demanda de grandes áreas para produção bovina, menos emissões de metano e menor necessidade de manutenção dos animais. O melhor de tudo é que a conversão alimentar é uma característica com boa herdabilidade, contribuindo para o progresso genético do plantel.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
Bagda dá continuidade aos excelentes resultados em conversão alimentar apresentados pelo Rancho da Matinha no decorrer dos anos. Em 2017, o touro Al Capone, líder do Sumário do PMGZ, também havia sido destaque para essa categoria, com uma taxa de conversão de 5 kg de alimento para cada quilo de ganho de peso.