Já estão nascendo os primeiros animais da raça Speckle Park “brasileiros”. A pecuária de corte brasileira ganha mais uma raça, ou melhor, uma mega raça para sua composição!
Pois bem companheiros da pecuária brasileira, o país acaba de receber uma grande promessa, a raça Speckle Park! O que era apenas uma promessa, agora é uma realidade e, claro, com os primeiros nascimentos dos animais em solo verde e amarelo. Os nascimentos aconteceram no Centro-Oeste, e foram informados pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), responsável pelos registros da raça. Confira com a gente as informações abaixo!
Inédita entre criatórios brasileiros, a Speckle Park, conhecida como “a raça que deu sorte” deve trazer grandes inovações na pecuária e é fruto do cruzamento de grandes raças. Uma raça adaptada, já habita os rebanhos bovinos pelo mundo e tem grande adaptação para a nossa pecuária de corte.
O Brasil registrou os primeiros nascimentos de animais da raça Speckle Park. Dois bezerros machos nasceram na madrugada de sexta-feira (25/3) na Fazenda São Luiz, de Renato Junqueira Pimenta, em Santa Fé de Goiás (GO).
A raça vem ganhando terreno em diferentes estados como mais uma ferramenta para a produção de carne e, em 2022, terá os primeiros exemplares registrados pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). Inúmeros pecuaristas já estão mostrando para o setor pecuário que é uma oportunidade de agregar valor e desenvolver uma nova raça de corte.
“É um marco para a raça aqui no Brasil. E nos sinaliza que os criadores estão investindo nessa nova genética de bovinos de corte para o fomento do mercado nacional”, destaca a superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas.
É um marco para a raça aqui no Brasil… criadores estão investindo nessa nova genética de bovinos de corte…
Silvia Freitas.
Segundo o sócio-diretor da empresa Speckle Park Brasil — criada para fomentar o uso da raça no país —, Ricardo Monteiro, outros exemplares devem nascer nos próximos meses, entre março e abril, como parte do programa de nacionalização da raça. “Estamos muito orgulhosos desse acontecimento e acreditamos que é apenas o primeiro passo de um programa que foi feito com um planejamento de longo prazo”, afirma.
O registro da raça foi delegado pelo Ministério da Agricultura à ANC em 2021, ano em que os primeiros embriões e doses de sêmen foram importados. O gado que está fazendo história na Austrália pela eficiência e pelo sabor da carne, acaba de chegar ao Brasil.
Speckle Park foi criado na província de Saskatchewan, Canadá, seu rebanho foi expandido para os EUA, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Reino Unido.
Entre as características da raça está a qualidade da carne, embora não seja reconhecida pelo alto grau de marmoreio, porém é um animal muito adaptado ao desenvolvimento a pasto, fato que favorece o pecuarista brasileiro.
O bovino Speckle Park é resultado da cruza de raças Shorthorn (28%), Angus (20%), Galloway (15%), Lineback (15%), White Park (15%), Highland (5%) e Jersey (2%) e foi desenvolvido na província de Saskatchewan, no Canadá. Os exemplares têm, em sua maioria, pelagem branca e preta e são extremamente dóceis.
“Ele não é muito alto, mas é extremamente forte. É um gado que lá na Austrália existem alguns estudos que classifica de “Speckle 8”.
Os animais têm, em sua maioria, pelagem branca e preta e são extremamente dóceis. Segundo o sócio-diretor da empresa Speckle Park Brasil — criada para fomentar o uso da raça no país —, Ricardo Monteiro, o grande diferencial dos animais é o alto rendimento de carcaça e o sabor da carne, que apresenta características como maciez e suculência.
Diferenciais do gado Speckle Park no Brasil
Rusticidade desenvolvida na Austrália, manejo fácil de origem Canadense.
- Fávaro: “que empresas brasileiras deixem de fornecer carne até para o Carrefour Brasil”
- Relatório da PF aponta Bolsonaro, Cid, Braga Netto e Heleno como “líder, operador e núcleo duro”; veja papel de cada um
- ANCP consolida liderança genômica no Brasil
- Fundo de Garantia de Operações para o crédito rural já é realidade no Rio Grande do Sul
- Repúdio ao Grupo Carrefour é tom da semana
Nascido no Canadá, Criado na Austrália
Adaptabilidade, precocidade, rusticidade e temperamento dócil. São muitos adjetivos dados ao animal. Mas é a carne que merece todos os elogios. Quando você pensa no melhor churrasco da Austrália, você pensa em uma carne premium, extremamente macia e saborosa, você pensa em Speckle Park BR. Mas isso é um segredo que nem as redes de churrascarias Australianas conseguiram trazer ao Brasil.
Mais saborosa que o Angus e mais delicada que o Wagyu, Speckle Park Brasil é a carne premium com melhor taxa de conversão no criadouro, com um plantel que ainda esbanja rusticidade e adaptabilidade.