Nova portaria do MAPA liberou o registro genealógico da raça de cavalos Appaloosa no Brasil; conheça as pelagens exóticas dos animais
No último dia 10 de abril, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), através da Secretaria de Defesa Agropecuária, publicou a Portaria SDA Nº 783, que autoriza a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Appaloosa – ABCC Appaloosa – a efetuar o serviço de registro genealógico de equinos da raça Appaloosa em todo o território nacional.
Com a concessão do MAPA, a entidade passa a ser reconhecida como Entidade de Âmbito Nacional e pode registrar os equinos da raça Appaloosa em todo o território brasileiro. A notícia é de grande importância para o universo dos criadores de cavalos, especialmente para aqueles que trabalham com a raça Appaloosa, originária da América do Norte e conhecida por sua pelagem exótica, que apresenta manchas características. Com o reconhecimento da raça Appaloosa no Brasil, espera-se que a criação desses cavalos ganhe ainda mais espaço no país.
Para exemplificar essa característica singular, a pelagem exótica, vamos apresentar um garanhão da raça Appaloosa que é verdadeiramente uma obra de arte ambulante. O nome dele é Cs Arrogant Playboy. A cor do animal é chamada de Peacock Leopard Appaloosa (o que em tradução literal seria leopardo pavão), incrivelmente diferente.
O exemplar das fotos é um garanhão novo de pelagem incrível. Cavalo de propriedade do GWS Appaloosas, rancho que fica na cidade de Remington Peabody, no estado do Kansas, EUA. O animal desperta muita curiosidade pela singularidade de sua pelagem, por isso eles resolveram responder algumas perguntas, confira:
- O padrão da sua pelagem é chamado de “Peacock leopard” e é uma expressão incomum do gene normal do Appaloosa Leopardo;
- Seu padrão é genético, pois tudo vem do lado de seus pais. Seu pai tinha um padrão semelhante e seu avô se parecia quase com ele também. Seus meio-irmãos também têm um padrão único (no final do material há fotos de seus irmãos);
Cavalos malhados existem há milênios e, inclusive, já eram representados nas famosas pinturas rupestres. O cavalo faz muito sucesso, sobretudo, por sua pelagem diferenciada, tem conquistado muitos corações ao redor do mundo!
Veja todas as fotos do garanhão em nossa matéria especial sobre o animal, clicando aqui.
Aqui no Brasil nós temos alguns casos de pelagem rara também. Uma dessas raridades é do cantor e criador de Quarto de Milha Sorocaba. Ele cria cavalos da raça Quarto de Milha e até promove leilões da raça. Mais o destaque de hoje fica para o potro que nasceu em sua fazenda, um animal totalmente branco, que para a raça Quarto de Milha é extremamente raro.
No sul também há um caso – Prestígio do Itaó é um desses exemplos, cavalo Crioulo, a raça mais criada no Sul do país. O felizardo e proprietário é Matheus Fernando Martinelli da Cabanha Senhor dos Caminhos na cidade de Tapejara, Rio Grande do Sul. Essa cor de pelagem chama-se Lobuna Oveira Negra, o garanhão nasceu dia 24/11/2004 (hoje com 18 anos).
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.