Foram quatro campeões e lendas da raça Quarto de Milha que deixaram um legado inestimável no universo quartista e para a Equinocultura brasileira; confira
Os últimos dias foram de perda para a família quartista no Brasil. Quatro cavalos emblemáticos desapareceram. Um deles o líder do ranking ABQM, o outro o maior avô materno da raça, verdadeiras lendas que merecem não só homenagens, mas todo o respeito dos admiradores e aficionados pelo QM, sejam criadores, treinadores, competidores. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) presta a sua solidariedade aos proprietários dos cavalos El Shady Zorrero, Dual Spark, Smart Starbuck e Keys to the Moon.
“Foi uma semana difícil para a família quartista, perdemos alguns dos cavalos mais icônicos da nossa raça no país. Enfatizamos que, devido a eles e o que representam, a raça se fortalece a cada dia e o legado de cada um deles será para sempre lembrado por todos nós”, ressaltou Caco Auricchio, presidente da ABQM.
Carlos Braga, presidente do Conselho de Administração da entidade, também se manifestou com grande pesar. “Queremos agradecer tudo que esses cavalos fizeram para o desenvolvimento da raça e pelo engrandecimento do Quarto de Milha no Brasil”, completou.
El Shady Zorrero
Conhecido como “Lenda Branca”, foi adquirido em 2002 pela Fazenda Caruana, de Fauzet e Paulo Farha. El Shady Zorrero, de uma linhagem de peso (Shady Leo x El Annie Belo, por El Zorrero), foi um dos reprodutores mais conhecidos da raça. Passou a ser um garanhão disputado a partir do momento em que as suas primeiras gerações começaram a ter resultados surpreendentes nas pistas. Ocupou a liderança na reprodução, entre todas as modalidades, e desapareceu em 20 de março de 2021, deixando o seu marco e um legado sem igual na história do QM no Brasil. (acima matéria completa sobre o garanhão)
Keys to the Moon
Hall da Fama ABQM, e ganhador de inúmeros Awards, é pai e avô paterno e materno de inúmeros vencedores em todas as modalidades de Trabalho e Vaquejada. Keys to the Moon é o resultado de um dos cruzamentos mais importantes da história do Quarto de Milha mundial: Doc O’Lena x Bar Socks Babe, que até hoje se faz presente nos principais animais de Trabalho nos Estados Unidos e no Brasil. Seus filhos também são ganhadores de vários Awards, comprovando toda a sua capacidade genética de produzir campeões. (acima matéria completa sobre o garanhão)
Smart Starbuck
Adquirido por Paulo Afonso Leite, do Haras Mariam, Smart Starbuck, originalmente dos criadores e ex-proprietários norte-americanos, Tom e Mandy McCutcheon, sempre foi um garanhão acima da média. Produziu inúmeros finalistas e campeões nos principais campeonatos da NRHA, como Futurity e Derby, tanto na categoria Aberta, quanto na Non Pro. Em 30 de setembro de 2009, Smart Starbuck foi anunciado como um dos principais produtores da NRHA, um dos poucos cuja produção havia passado a marca de US$ 1 milhão. No Brasil, continuou a ser um super campeão e garanhão, cuja genética contribuiu para o desenvolvimento e crescimento da qualidade da tropa nacional de Trabalho. Sua carreira de sucesso e seu legado de grandes campeões será sempre lembrado.
Dual Spark
Conhecido como “The Iron Horse”, o garanhão Dual Spark nasceu em 11 de abril de 2004 e completaria 17 anos em 2021. Foi criado pelo selecionador de cavalos de trabalho nos Estados Unidos, Bob Lewis. Dual Spark era filho de uma das lendas mundiais da raça Quarto de Milha, o “Dual Pep” e da égua “Dolittle Lena”, filha de outro lendário reprodutor “Shining Spark”. Foi trazido para o Brasil em 2014 e atualmente era de propriedade do “Condomínio Dual Spark”, formado por renomados criadores.(acima matéria completa sobre o garanhão)
Nossas condolências aos quartistas, criadores e amantes do mundo do cavalo. São perdas irreparáveis que deixaram saudades.