Raça Milenar: Matriz Guzerá bate recorde de produção de leite no Brasil

Matriz recordista da raça Guzerá reune, em sua genealogia, todos os líderes de sumário da raça guzerá leiteiro dos últimos anos; “animal perfeito numa seleção leiteira”

NOVA RECORDISTA GUZERÁ LEITEIRO – A matriz da raça Guzerá, GenBra Alkaia FIV, produziu em seu primeiro parto cerca de 9.802kg de leite, um novo recorde para a raça, superando o Recorde Fêmea Jovem anterior em mais de 1.800kg de leite. O Guzerá foi a primeira raça de gado zebuíno a ser introduzida no Brasil, trazida da Índia pelo Barão de Duas Barras. Sua presença foi marcante nos cafezais do Rio de Janeiro, sendo utilizado para puxar carroças e vagões de café. Também é o zebuíno mais antigo na seleção genética brasileira.

A raça Guzerá é uma das raças mais antigas do mundo, com representação arqueológica milenar. Vestígios arqueológicos, como carimbos de selos e cerâmicas de terracota comprovam a existência do Guzerá a cerca de 5 mil anos em sítios arqueológicos em Mohenjo-Daro e Harappa, na Índia, mais propriamente ao longo do vale do Indo até as fronteiras do Paquistão. Sendo assim, o habitat do Guzerá é a região predesértica de Kutch, em Gujarat, sequenciado ao norte pelo deserto de Thar e pelo deserto de Sind. Os altivos chifres em lira são o símbolo dessa raça.

Os números da jovem matriz são impressionantes, Alkaia é a única recordista da raça cuja mãe também já produziu o mesmo recorde, a matriz de nome LAJE FIV é recordista mundial vaca adulta com produção total de 13.484kg de leite e líder do Sumário por nove anos consecutivos.

Matriz Laje FIV Boa Lembrança - Guzera Leiteiro
Matriz Laje FIV Boa Lembrança

Alkaia é também a única recordista cujo Pai e Mãe já chegaram a Liderança do Sumário Guzerá Leiteiro, sendo seu pai Cravo, o Líder do Sumário Leiteiro de Touros 2014. E sua mãe LAJE, a Líder do Sumário Leiteiro de Fêmeas nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023).

Segundo o criador Eros Gazzinelli Alkaia é a materialização dos resultados do sumário Guzerá leiteiro. “Há 25 anos o Guzerá leiteiro tem a publicação anual do sumário, Alkaia é o único animal da raça Guzerá que soma todos os líderes de sumário na sua genealogia. O seu pai, avô materno, bisavô materno, tataravô materno foram líderes do sumário. Então ela é a materialização do trabalho de melhoramento genético do Guzerá leiteiro” – destacou o criador.

Eros ressalta que o recorde gerado pela matriz superou em 21% o número anterior. ” “É um recorde muito expressivo, ela não só produziu a maior lactação fêmea jovem, mas como em duas pesagens oficiais da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), ela produziu mais leite do que o recorde em torneio leiteiro da fêmea jovem. O recorde da fêmea jovem em torneio leiteiro é 36kg, e ela produziu 38,2kg na primeira cria em pesagens oficiais da ABCZ” – ressaltou o criador.

O criador reforça a felicidade grande na produção do recorde, principalmente porque os números são alicerçados exclusivamente dentro do trabalho de melhoramento genético da raça Guzerá. “É um animal cientificamente melhorador, nenhuma outra recordista do Guzerá foi filha de uma recordista. Isso só prova toda a consistência dessa família, por todos os fatores expostos, posso afirmar que GenBra Alkaia FIV é uma matriz perfeita numa seleção leiteira.” – finalizou o criador.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM