A Coimma criou uma série de artigos sobre as raças bovinas criadas em larga escala no Brasil, conheça um pouco mais sobre a raça Devon
Introduzida no Brasil em 1906, o Devon é uma raça de origem inglesa, considerada uma das mais antigas do Reino Unido. No entanto, as primeiras cabeças chegadas em nosso país foram importadas do Uruguai, posteriormente importou-se animais direto da Inglaterra, que foram enviados para o Rio Grande do Sul, onde se desenvolveu a criação da raça.
O legítimo bovino Devon é caracterizado pela sua rusticidade e precocidade, excelente capacidade de produzir carne de alta qualidade e grande fertilidade mesmo em pastos nutricionalmente pobres.
Outro ponto forte é a sua alta tolerância ao calor e climas tropicais, que favoreceu para o desenvolvimento da raça não só no Brasil como também na Austrália, Nova Zelândia, Jamaica e Estados Unidos.
Essa facilidade de adaptação ao nosso clima se deu muito pelo fato da pigmentação da pele e dos olhos, que criam uma proteção da radiação solar.
Mas algumas outras características dessa raça fizeram que se tornasse a preferida de muitos pecuaristas de corte que prezam por produção de carne de alta qualidade. Confira quais são elas:
- Melhoramento Genético:
- Como escolher touros que serão usados na vacada, dicas essenciais
- Investir em genética é segredo de lucro na pecuária
- Vaca Nelore: Sem reposição não há cruzamento
- Importância de seleção e melhoramento genético na pecuária
- IATF: cuidados com o sêmen congelado
- Além de Angus com vacada Nelore, qual outra raça utilizar?
- Qual melhor opção: Nelore ou gado cruzado?
- Saiba tudo sobre Melhoramento Genético em Bovinos
Por que o Devon se popularizou como uma boa raça de corte?
No Brasil, a raça é majoritariamente utilizada com o propósito de produção de carne, mesmo apresentando um potencial para a atividade leiteira. Para a finalidade da pecuária de corte, o animal responde muito bem a uma boa alimentação, e é muito utilizado em confinamento para produzir carne de primeira qualidade, bem marmorizada, de fibra fina e sabor especial nas peças menores.
O reconhecimento da alta qualidade da carne produzida pelo Devon é antiga e se justifica pela junção de particularidades que conferem suculência à carne e resultados ao produtor. São elas:
- Maciez
- Gordura de cobertura
- Marmoreio
- Suculência
- Textura
- Palatabilidade
Além disso, a raça possibilita que os criadores obtenham resultados em curto prazo. Isso porque, em média, os animais estão prontos para o abate em até 21 meses e no cruzamento com zebuínos, aos 20 meses. Puro ou cruzado com outras raças, o Devon apresenta também excelente rendimento de carcaça. Sua capacidade de conversão alimentar e de produção de carne de qualidade estão entre as melhores do mundo.
Outras características da raça Devon
Os bovinos da raça Devon são simetricamente proporcionais, com pelagem avermelhada escura sobre uma pele de cor amarelada. Com comprimento mediano da cabeça e linha dorsal reta; o lombo e quarto traseiro são bem desenvolvidos, com musculatura firme. A conformação corporal é muito compacta, colocando em evidência a conformação retangular dos animais tipo carne.
Principais características da raça Devon:
- rusticidade (adaptação a qualquer clima e qualquer altitude);
- conformação de carcaça;
- fertilidade;
- habilidade materna;
- capacidade leiteira;
- longevidade;
- precocidade;
- habilidade na conversão alimentar
- docilidade
Além disso, os reprodutores da raça se destacam pela rusticidade e eficiência. E o seu grande poder de conversão de pastos em carne de qualidade confere a ele grande potencial para cruzamentos em qualquer região do Brasil.