Começa a adaptação dos animais participantes do 3o Teste de Eficiência Alimentar ABCDB/UFRGS; avaliação terá, ainda, a estreia de exemplares Bravon
Machos de seis criatórios, todos nascidos em 2021, participam da terceira edição do Teste de Eficiência Alimentar, realizada em parceria da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB) com a Universidade Federal do Rio Grande (UFRGS). Além dos exemplares Devon, a prova deste ano tem, pela primeira vez, a participação da raça Bravon.
Conforme o diretor técnico da ABCDB, as duas raças serão avaliadas separadamente. “A cada prova aumenta o número de informações não só dos animais participantes, mas da raça como um todo. É uma excelente ferramenta para os criadores mensurarem o desempenho de suas linhagens e ajustarem os rumos de sua seleção. Mais testes fornecem mais dados e solidificam as informações que vão compor a base de dados para o programa de melhoramento genômico da Devon”, pondera. O médico veterinário ressalta, ainda, a estreia do Bravon. “É uma mostra do investimento que os criadores estão fazendo no Bravon e consideramos extremamente importante termos os números objetivos de desempenho desses animais, informação que o teste nos fornece com qualidade e acurácia”, complementa.
Os animais já deram entrada nas instalações da Estação Experimental da Estação Experimental Agronômica (EEA), em Eldorado do Sul (RS), iniciando um período de adaptação, tanto ao espaço quanto à alimentação que será consumida durante os 91 dias de confinamento. A partir do 21º dia, todos os participantes passarão a ser pesados cada vez que se dirigirem ao comedouro em busca de alimento. A quantidade de comida também é mensurada. Além disso, todos os exemplares passarão por medições detalhadas no início, meio e ao final da prova. Segundo o coordenador dos testes, Jaime Urdapilleta Tarouco, o objetivo é identificar animais equilibrados em todas as características, entre elas área de lombo, acabamento e eficiência alimentar.
A avaliação deve seguir até o mês de agosto e os resultados serão divulgados durante a Expointer 2022. A presidente da ABCDB, Simone Bianchini, está otimista com a terceira edição do teste que acontece em menos de dois anos, visto que a primeira ocorreu de setembro a dezembro de 2020 “Avaliações técnico-científicas, como esta, são fundamentais para o avanço genético tanto do Devon quanto do Bravon. E decisivas para o criador definir o futuro dos seus reprodutores e selecionar o rebanho, pois ajuda na tomada de decisões”, aposta a dirigente.