Conhecido como o “trator do oriente”, ela é a única raça adaptada às regiões pantanosas e, por isto, apresentando pelagem mais clara. Conheça a raça Carabao!
Conhecido como o “trator do oriente”. No Brasil, a maior população desta raça está concentrada na Ilha de Marajó, no estado do Pará. É a única raça adaptada às regiões pantanosas e, por isto, apresentando pelagem mais clara. Originário da Indochina, tem a cabeça triangular, chifres grandes e pontiagudos, voltados para cima, e porte médio.
O Carabao é uma raça de búfalos de dupla aptidão, ou seja, produz carne e leite. O título de “O Trator do Oriente”, foi concedido por ser um bubalino muito resistente e forte. Confira o vídeo abaixo e as características destes animais!
Este búfalo possui corpo robusto, com pelagem cinza escura, com algumas manchas, principalmente, na pata e no pescoço. Tem chifres longos e curvados para trás e olhos arredondados e negros. Já o crânio possui forma retilínia e suas orelhas são medianas e horizontais.
No Brasil, são reconhecidas pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalos quatro raças: Mediterrâneo, Murrah, Jafarabadi (búfalo-do- rio) e Carabao (búfalo-do- pântano). Cada uma dessas raças de búfalos possui características próprias, mas todas são encantadoras pela docilidade. É difícil encontrar um criador de búfalos que não se apaixone pelo seu rebanho.
Esta raça se adaptou ao Brasil, mas é a raça principal do Extremo Oriente. Na Ilha de Marajó, no Pará, aqui no Brasil é destinada a produção de carne. O mesmo ocorre em países como Cuba, Eua e Austrália. Prefere áreas pantanosas em que usa os chifres para se cobrir de lama, ainda que essa preferência por áreas alagadas ou com rios, esteja presente em todas as raças.
Chamar o Carabao de Búfalo do Pântano advém mais de uma necessidade de classificação zoológica. Seus chifres são largos e abertos, com corte transversal triangular e fazem um ângulo de 90 graus ao se afastarem da cabeça. Possuem cor cinza-parda, com manchas brancas na pata e na dianteira, em forma de colar. Seu corpo é curto e o ventre largo.
É um animal compacto e maciço, o que explica a aptidão desenvolvida para o corte. Não há diferenças significativas entre machos e fêmeas. Os machos atingem entre 600 a 700 kg e as fêmeas, 450 a 500 kg. O uso para o trabalho, na maioria dos lugares em que é criado, se inicia por volta dos 4 anos.
A produção leiteira é baixa, mas com cruzamentos, as fêmeas podem produzir cerca de 1000 litros por lactação. Quanto ao seu uso para o trabalho, o tempo médio de trabalho diário é de cinco horas, mas o tempo anual varia muito, de 20 a 146 dias.
A imagem acima chamou muita atenção, por isso trouxemos o vídeo completo e explicamos que, a raça é de um búfalo Carabao, porém este possui uma ausência de pigmentação, ou seja, ele é do tipo albino, uma raridade e que chama bastante atenção!
CARACTERÍSTICAS RACIAIS
1. CABEÇA:
a. Fronto-nasal: perfil craniano retilíneo, com chanfro também reto.
b. Chifres: longos, grandes e fortes, de seção triangular, emergindo lateralmente da cabeça e dirigindo-se em posição horizontal para fora e depois para trás e para cima.
c. Olhos: arredondados, grandes, projetados, vivos, límpidos e pretos.
d. Orelhas: tamanho médio, horizontais e via de regra cobertas de pêlos longos e claros.
PELAGEM:
Cinza escura ou rodilha, sendo portadores de manchas de tonalidade clara ou branca nas patas, no pescoço logo abaixo da mandíbula e próximas ao peito em forma de listras circulares e paralelas, além de tufos claros nas arcadas orbitarias superiores, nas comissuras labiais e no ventre.
CARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS
1. Aparência: reveladora de saúde e vigor, constituição robusta, com masculinidade e feminilidade segundo o sexo.
2. Tamanho: indicativo do crescimento por idade, sendo de porte médio para grande e de corpo simétrico e equilibrado.
3. Tipo: conformação própria do tipo morfo-fisiológica, de corte, além de incluir exigências de aprumos normais, com cascos fortes e bem conformados.
4. Reprodução: aparência normal quanto ao tamanho e forma da bolsa escrotal e vulva, além do número de testículos e tetas, não se computando as tetas extranumerárias.
5. Temperamento: manso ou dócil.
- Como o Biochar está ajudando a NetZero a alcançar metas climáticas ambiciosas
- STJ decide: recuperação ambiental pode afastar indenização por dano – entenda como isso impacta o produtor rural
- Sebrae Minas vai conectar cafeicultores ao mercado e a tendências de inovação e sustentabilidade durante a SIC
- Soja em Chicago tem manhã estável; leia a análise completa
- Nespresso reforça seu compromisso com a cafeicultura regenerativa na SIC 2024
PERMISSÍVEIS
– Pequena mancha branca na fronte, desde que com pele preta;
– vassoura da cauda branca ou ausência de vassoura;
– pequenas manchas claras nos chifres;
– chanfro de perfil levemente convexo;
– segueira unilateral;
– espáduas de inserção levemente imperfeitas;
– claudicação leve;
– temperamento nervoso, sem ser bravio.
DESCLASSIFICANTES
– Debilidade constitucional ou orgânica; pelagem branca ou clara ou grandes manchas brancas;
– ausência de chifres;
– prognata e inato;
– lábio leporino;
– cegueira bilateral;
– órgãos de reprodução anormais, criptorquídeos, monorquídeos, hipoplasia testicular;
– hérnia;
– sérios defeitos de aprumos;
– claudicação grave;
– virilidade de fêmea e feminilidade de macho;
– temperamento bravio;
– outras mal formações hereditárias ou adquiridas