A Prova Canchim de Avaliação de Desempenho/Teste de Eficiência Alimentar já selecionou mais de 1.000 animais de superioridade genética
Os criadores da raça Canchim, ‘O Precoce brasileiro’ , comemoram o início da 12ª PCAD / TEA Nacional da Raça Canchim – Edição 2022 – a Prova Canchim de Avaliação de Desempenho será realizada no Instituto de Zootecnia (IZ) em Sertãozinho, estado de São Paulo. A prova será acompanhada por pesquisadoras da Embrapa Pecuária Sudeste e IZ. O Teste de Eficiência Alimentar (TEA) terá sua continuidade, já realizado por três anos consecutivos, e contará com a participação de 68 animais, oriundos de 10 criatórios, de diversos estados do Brasil.
“A adição do Teste de Eficiência Alimentar à prova foi muito importante para o desenvolvimento da raça nos últimos anos. Além também é claro da reformulação do regulamento do teste, aplicando o melhor que aprendemos até aqui com as PCADs anteriores e estamos seguros no grande sucesso de seus resultados neste ano.” – exaltou o Presidente da ABCCAN (Associação Brasileira de Criadores de Canchim), Marujo Sobral.
A prova é de âmbito nacional, comparativa entre os criatórios e seu grande objetivo é ranquear os melhores animais, aqueles que serão no futuro, os grandes raçadores da raça Canchim. Os animais ao final da prova serão classificados em 5 categorias, a saber – Elite, Superior Plus, Superior, Cruzador e Inferior. Ao longo dos últimos 12 anos a associação já avaliou mais de 1.000 touros da raça.
“Estamos felizes de mais uma vez executar a prova Canchim de Avaliação de desempenho, a prova nacional da raça, com a participação de 10 criatórios totalizando 68 animais. Essa semana nós fizemos a pesagem de entrada dos animais, a recepção foi feita semana passada, eles estão no período de adaptação. Além da pesagem, nós já fizemos a avaliação inicial de temperamento, com os scores de reatividade, e todo o manejo sanitário” – disse a pesquisadora Cintia Righetti Marcondes da Embrapa Pecuária Sudeste.
Ela salienta que os animais irão passar por várias avaliações, pesagens, aferição do perímetro escrotal, ultrassonografia de carcaça, avaliação de temperamento e ao final todos os animais recebem uma classificação.
“Esperamos que seja mais uma prova de sucesso para a raça e que consigamos identificar ótimos animais raçadores que possam ir para centrais de inseminação e para criadores que pretendem melhorar o seu rebanho.” – finalizou Cintia.
“Os animais ficarão em adaptação por 30 dias para o início das avaliações, inclusive a de eficiência alimentar. Saindo da adaptação os animais vão para os cochos automáticos, devidamente identificados individualmente através dos brincos eletrônicos, eles passaram a ser monitorados e a cada ida ao cocho e registrando seu consumo de silagem. As pesagens ficarão a cargo da plataforma acoplada aos bebedouros possibilitando verificação diária do peso dos animais” – avaliou a pesquisadora Roberta Carrilho Canesin do Instituto de Zootecnia (IZ) de Sertãozinho (SP).
A raça Canchim é considerada o precoce brasileiro, uma das raças mais indicadas na hora de fazer o cruzamento industrial. As provas de avaliação de desempenho e eficiência alimentar são as principais ferramentas de seleção e aprimoramento genético da Raça Canchim.