Com nome sugestivo, o Cavalo Árabe originou-se no Oriente Médio é considerada a raça de cavalo mais pura e antiga do mundo.
Muitas são as lendas a respeito da Raça Puro Sangue Árabe, por inúmeros historiadores considerada a mais antiga do mundo. Seus relatos mais antigos datam do ano 1.600 AC, ou seja, há mais de 3.500 anos em afrescos do antigo Egito. (CINTRA, A.G.C.)
Uma lenda mais poética, reforçando a ascendência divina do cavalo árabe, conta que Alah pegou o vento sul e disse:
“Vou fazer de ti uma nova criatura. Terás o olhar da águia, a coragem do leão e a velocidade da pantera. Da gazela terás a elegância, do tigre a força e do elefante a memória. Teus cascos terão a dureza do sílex e teu pelo a maciez da plumagem da pomba. Terás o faro do lobo e saltarás como o gamo. À noite serão teus os olhos do leopardo e se orientará como o falcão que sempre retorna à origem. Serás incansável como o camelo e terás o amor do cão pelo seu dono. E por fim, como presente para fazer-te cavalo e chamar-te Árabe, terás a beleza da Rainha e a majestade do Rei.”
A raça árabe foi introduzida no Brasil na década de 20, em criatórios no Rio Grande do Sul, porém a história registra diversas importações desde o século XIX.
O cavalo Árabe é a mais harmoniosa das raças, possui uma silhueta inconfundível, e sua cauda embandeirada é uma das caraterísticas típicas da raça. O cavalo Árabe é forte, resistente e possui boa musculatura.
De porte médio, o Árabe é um cavalo rústico, mas ao mesmo tempo delicado e dócil. O cavalo Árabe é muito inteligente, fogoso, de vivacidade marcante, corajoso, leal e dócil.
Essa raça é uma das mais utilizadas para formação de mestiços e também deu origem a inúmeras raças por todo o mundo, sendo algumas delas:
- Quarto de Milha
- Puro Sangue Inglês
- Hanoveriano
- Trackenher
- Orlof
- Sela Francês
Principais utilizações do cavalo árabe
- Provas de Halter (Conformação)
- Performance
- Corrida (realizadas principalmente no Jockey Club do Paraná)
- Enduro
- Hipismo Clássico e Rural
- CCE
- Laço
- Rédeas
- Vaquejada
Pelagens aceitas na raça
- Tordilho
- Castanho
- Alazão e suas variações
- Pampa
- Pintado permitidos para os Cruza Árabe
Características
- Altura mínima 1,42 m e máxima de 1,58 m
- Peso médio entre 360 e 460 kg
- Andamento tipo Trote.
- Conheça os melhores cavalos para a lida diária na fazenda
- Conheça o Noriker: O cavalo que exala força e beleza
- Evento vai formar novos líderes do cavalo Quarto de Milha no Brasil
- Evento resgata história dos gaúchos forjada a ferro e fogo
- O que considerar ao escolher uma raça de cavalo?
Hoje o Stud Book conta com mais de 35.000 cavalos registrados e mais de 3.200 haras inscritos e distribuídos por todo o país.
Para saber mais acesse: Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe