Projeção será apresentada pela equipe econômica do governo nesta segunda (15) e enviada ao Congresso Nacional.
O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025, proposto pelo governo federal, sugere um salário mínimo de R$ 1.502, representando um aumento de 6,37% em relação ao valor atual de R$ 1.412. Essa projeção está sujeita a ajustes ao longo do ano caso a inflação se desvie das previsões.
As possíveis alterações serão anunciadas hoje pelo Ministério do Planejamento e Orçamento e serão encaminhadas ao Congresso Nacional. Como é característico, a LDO estabelece as diretrizes para a preparação do Orçamento do próximo ano, precedendo a Lei Orçamentária Anual (LOA), que detalha receitas e despesas para o período seguinte. Ambos os documentos requerem aprovação do Congresso.
Meta fiscal
A equipe econômica do governo federal também planeja propor a meta de déficit zero nas contas públicas. De acordo com informações de fontes envolvidas na elaboração da LDO, a meta estabelecida no arcabouço fiscal aprovado no ano anterior possui uma margem de tolerância de 0,25% do PIB para cima ou para baixo, indicando uma flexibilização em relação ao objetivo definido em 2023.
Inicialmente, a proposta visava um ajuste gradual nas contas públicas: um déficit de 0,5% em 2023, zero em 2024, seguido de um superávit de 0,5% em 2025 e de 1% em 2026. Contudo, a avaliação predominante é que é mais vantajoso alcançar um resultado eficaz, com melhoria das contas públicas, priorizando o ajuste fiscal sem comprometer a capacidade de investimento.
VEJA TAMBÉM:
- Gigante mundial de fertilizantes deixa Argentina e terá fábrica no Brasil
- El Niño trouxe prejuízos para safra de grãos em produtividade e qualidade do grão
- Exportação de ovos cai em março, mas balanço é positivo no trimestre
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.