Com o maior rebanho do mundo e uma extensão territorial imensa, a pecuária precisa ter cuidado com cavalo, já que ele é o companheiro da lida.
Todos sabem que o Brasil possui um dos maiores rebanhos de bovinos do mundo. São mais de 200 milhões de cabeças espalhadas de norte a sul do país, desafiando relevos, geografias e culturas.
Ao adentrar esse mundo de fazendas e criação de bovinos, outro animal figura como um protagonista nessa história de sucesso. O cavalo nesse contexto embarca como sendo a força motriz que alavanca a produção de carne brasileira, porém, nem sempre recebe os cuidados adequados.
Nas fazendas o principal meio de locomoção, transporte e condução de pessoas e rebanhos são os equinos. Os mesmos possuem um papel de importância econômica, uma vez que não é possível manejar bovinos em larga escala sem os cavalos. Na prática, é comum que cada vaqueiro utilize de 5 a 7 cavalos no dia-a-dia da fazenda para os manejos de forma geral.
O cavalo é um animal que exige cuidados regulares, não só para se manter em forma, como também para se manter saudável sempre. Saiba quais são os cuidados a ter com um cavalo para que ele tenha uma vida longa, ativa e produtiva.
Para cuidar corretamente de um cavalo, é necessário realizar uma série de tarefas de limpeza e de manutenção que vão garantir o máximo conforto e bem-estar do animal.
O cavaleiro precisa aprender a alimentar, abrigar, limpar e tratar seu cavalo para que ele sempre esteja disponível para as tarefas do cotidiano. Assim sendo, é necessário ter em conta os aspetos seguintes:
A alimentação do cavalo
Toda a tropa precisa de uma alimentação adequada e variada de acordo com a sua raça, idade e atividade. Se o animal não for bem alimentado, ele pode perder peso e/ou escore de condição corporal (ECC) ou ficar obeso e isso com certeza afetará o manejo dos bois da fazenda.
Para que isso não aconteça, o cavalo deverá seguir uma dieta simples e equilibrada, na qual consiste em disponibilidade de feno, ração com uma mistura adequada de grãos, suplementos minerais e, em alguns casos, aveia.
Essa combinação de ingredientes para a alimentação de um cavalo é ótima e pode reduzir o aparecimento de cólicas. Também é aconselhável que exista um piquete específico para a tropa, com boas dimensões para que os cavalos se movimentem e pastem à vontade.
Leia mais:
- “Superfibras”: um novo conceito na nutrição dos cavalos
- Gramíneas do gênero Panicum na alimentação de equinos
- Como alimentar um cavalo corretamente
- Cavalos: regras da alimentação diária e aparelho digestivo
Além disso, tenham acesso a um suplemento mineral específico para equinos, uma vez que a exigência deles é totalmente diferente da de bovinos. Esse pequeno detalhe aumenta e muito a vida produtiva de um cavalo na lida.
Fique atento para que os cavalos tenham sempre disponível água limpa e em bastante quantidade, pois a ingestão de animais de lida é elevada.
A limpeza do cavalo
A limpeza do cavalo é um dos cuidados principais que um cavaleiro deve ter com o seu animal. Ela deve ser efetuada antes e depois de montar a cavalo.
É importante salientar que ao fazê-lo, o animal sentir-se-á mais próximo e ambientado e isso vai aprofundar a relação de confiança entre o cavaleiro e o cavalo.
De uma forma geral, a limpeza diária é uma boa forma de verificar a condição do pelo e dos cascos do seu cavalo.
Leia mais:
A escovagem do pelo
Para que o cavalo tenha sempre um pelo brilhante, é aconselhável que ele seja escovado antes e depois de cada cavalgada. Utilize uma cardoa (escova com pelo duro) para escovar o pelo, a crina e a cauda do cavalo.
As escovas de borracha também são uma excelente opção para a escovagem do cavalo devido sua maciez e facilidade de trabalho. Enquanto escova o cavalo, procure lesões, inchaços, cortes ou qualquer tipo de anomalia que o possa estar incomodando o animal.
Cuidados com os cascos
Os cascos do cavalo devem ser aparados e limados a cada seis semanas. Este é um trabalho que deve ser feito por um cavaleiro experiente.
No caso de o cavalo usar ferraduras, estas também precisam ser removidas em um período de seis semanas para verificar se os cascos precisam ser aparados.
É aconselhável que o cavaleiro verifique cuidadosamente cada um dos cascos semanalmente para ver se estes apresentam algum tipo de lesão ou ferimento.
Leia mais:
- Rachaduras no casco, procedimento salva cavalo
- Empresa austríaca reinventa e lança nova ferradura para equinos
- Doenças de casco em equinos, 6 maneiras de prevenir
Saúde dentária e vacinação
A saúde dentária do cavalo está diretamente relacionada à qualidade e quantidade de ingestão de alimentos. Problemas relacionados à dentição devem ser tratados por um veterinário experiente.
Da mesma forma, a vacinação da tropa é de extrema importância para a saúde e longevidade da tropa. Como não existe um programa de vacinação padronizado e como os protocolos podem variar conforme a região geográfica é importante planejar junto com um veterinário um plano com as necessidades de cada fazenda.
Leia mais:
- Cavalo dado se olha os dentes, importância da odontologia equina
- Americano cria ferramenta para tratar dores dos cavalos
Esses pequenos detalhes fazem a diferença na qualidade da tropa da fazenda, e com certeza aumentam a eficiência no manejo do rebanho.
Aproveite essas dicas para manter a saúde de seus cavalos e para utilizá-los por bastante tempo na fazenda.
Fonte: Tortura DSM