Isso é um benefício em qualquer época do ano e especialmente durante a temporada de parto na primavera, quando as condições climáticas costumam ser adversas.
Alimentar vacas de corte gestantes ao pôr do sol ou mais tarde resulta no nascimento de mais bezerros à luz do dia. Isso é um benefício em qualquer época do ano e especialmente durante a temporada de parto na primavera, quando as condições climáticas costumam ser adversas.
“Parir durante o dia significa que os bezerros nascem em épocas de temperaturas mais altas, as vacas parindo são mais fáceis de encontrar e fornecer assistência se necessário e, consequentemente, mais bezerros salvos e vivos”, relata Mark Johnson, especialista em criação de gado de corte da Oklahoma State University Extension, em um boletim on-line.
O conceito de alimentação noturna foi introduzido por um fazendeiro de Manitoba, Gus Konefal, na década de 1970. Ele descobriu que 80% de suas vacas pariam entre 7h e 19h, quando eram alimentadas no final do dia. O método de Konefal incluía duas mamadas por período de 24 horas, sendo a primeira alimentação entre 11h00 e meio-dia e uma segunda alimentação entre 21h30 e 22h00.
Uma pesquisa da Iowa State University encontrou resultados semelhantes, segundo Johnson. Ele relata que em um dos maiores testes realizados, envolvendo 1.331 vacas em 15 fazendas de Iowa, as vacas foram alimentadas uma vez ao dia ao anoitecer. O resultado: 85% dos bezerros desses rebanhos nasceram das 6h às 18h.
Os cientistas não confirmaram por que a prática da alimentação noturna funciona, mas a teoria predominante é que ela contribui para um efeito hormonal que pressiona o rúmen da vaca.
Adele Harty, ex-especialista em extensão de vacas e bezerros da South Dakota State University, oferece algumas dicas para ajudar a tornar o método Konefal mais bem-sucedido:
- A investigação indica que para este método ser mais eficaz, deve ser iniciado um mês antes do parto, mas uma duração mais curta antes do início do parto ainda terá algum efeito.
- O estado de Iowa aconselha manter o mesmo horário e quantidade de alimentação o mais próximo possível todos os dias. Desviar mais de 15 minutos ou fornecer muita ração produzirá resultados menos desejáveis.
- Faça verificações noturnas regulares. O parto Konefal pode simplesmente significar que haverá menos trabalho a ser feito entre as verificações devido ao menor número de bezerros nascidos durante a noite.
- Funciona melhor numa situação de terreno seco onde toda a alimentação é fornecida. Os efeitos desejados em uma situação de pastoreio podem não ser observados a menos que a suplementação de feno ou o horário do pastoreio possam ser regulados.
- O clima pode desempenhar um papel na eficácia. Antes ou durante as tempestades, o gado pode não ir ao beliche para comer e pode ter maior probabilidade de parir à noite.
- Pesquisas adicionais indicam que uma novilha que pari durante o dia tenderá a parir durante o dia durante o restante de seus anos produtivos.
Fonte: Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe Compre Rural
VEJA TAMBÉM:
- Uma das melhores fazendas do Brasil, no coração do Pantanal, vai a leilão
- Quem é a Conforto, empresa fundada pelo “homem de 1 milhão de bois”?
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.