Eleito com 290 delegados, de acordo com a agência Associated Press, Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos. Qual impacto no agro do Brasil!
Apesar da atmosfera de vitório do democrata, o resultado ainda não está oficializado, já que a apuração dos votos norte-americanos ainda não foi 100% concluída. Ainda assim, Biden já se pronunciou no Twitter e agradeceu a escolha dos eleitores. “Estou honrado por vocês terem me escolhido para liderar nosso país”, escreveu nas redes sociais.
O advogado Joseph Robinette Biden Jr., mais conhecido por ser o vice de Barack Obama por dois mandatos (2009 a 2017), fez história pela segunda vez na política americana.
A primeira foi em 1972, quando, aos 30 anos, tornou-se o senador mais jovem dos Estados Unidos. A segunda foi, após batalha acirrada com Donald Trump, foi eleito o presidente dos Estados Unidos com a idade mais avançada: 78 anos.
Senador por seis mandatos pelo Estado de Delaware, Biden tentou concorrer à presidência pela primeira vez em 1988, quando acabou desistindo nas prévias, após admitir ter plagiado um discurso de um então líder do Partidohista britânico.
Em 2008, Biden foi eleito vice-presidente na chapa de Barack Obama. Nenhum governo democrata, supervisão dos gastos em infraestrutura para a recessão e preparação para a política em relação ao Iraque até a retirada das tropas naquele país, em 2011. Sua capacidade de negociar com os republicanos do Congresso governa o governo Obama a aprovar importantes legislações.
“Para o mundo nos seguir, devemos fazer mais do que mostrar nossos saberes e exigir fidelidade à nossa visão porque acreditaramos que estamos certos”Joe Biden, candidato do partido democrata
A população votou até a terça-feira, 3. A contagem de votos ainda não foi finalizada e pode ser contestada por ações judiciais.
Biden também é chamado de “Joe da Classe Média”, o que pode beneficiar a atrair eleitores brancos e conservadores. Mas uma longa carreira pública, durante quase 40 anos, deu aos parâmetros amplo para acessar o Biden. O histórico do vice-presidente de Obama por vezes gerou desconforto dentro do próprio partido Democrata.
- Alerta: Semana com típicos temporais de primavera-verão; Veja onde
- Boi gordo atinge R$ 365/@ e cenário deve trazer nova disparada nos preços
- Mitsubishi Triton 2026: nova geração mira o topo e quer desbancar concorrentes; Fotos
- Setor agropecuário no Brasil sai ganhando após o G20
- Pecuária não é a vilã do aquecimento global e pode até ser uma aliada
A escolha da senadora Kamala Harris, a primeira mulher nomeada como procuradora-geral da Califórnia, como sua vice foi uma estratégia para provocar a empolgação tão necessária no eleitorado democrata.
Filha de mãe indiana e pai jamaicano, Kamala foi a primeira candidata negra ao cargo de vice dos EUA (entre os dois grandes partidos), justamente em um momento histórico de luta contra o racismo, após o afro-americano George Floyd ter sido morto asfixiado por um policial branco.
Joe Biden foi vice-presidente dos Estados Unidos no governo de Barak Obama e será o presidente mais velho a assumir a Casa Branca, aos 78 anos. Com a vitória de Biden, Kamala Harris será a primeira mulher negra a tornar-se vice-presidente dos EUA.
Com informações do Globo Rural