Frio no Sul e chuva no Sudeste, confira a previsão do tempo para o fim de semana e se prepare para as quedas de temperatura e chuva repentinas.
Para o Sul do país, as temperaturas seguem baixas, com previsão de tempo frio com risco para geadas em algumas áreas de Santa Catarina. Ar frio de origem polar atua no centro-sul do país e provoca temperatura negativa na serra de SC. Atenção com a chuva forte no ES e no litoral do Nordeste .
Depois dos temporais que atingiram parte da faixa leste da região Sul, agora é a vez da entrada da massa de ar de origem polar que vai deixar os próximos dias com temperaturas mais baixas. Aliás o frio já começou não somente no Sul, mas também no Sudeste e Centro-Oeste.
Em Cuiabá, capital de Mato Grosso, a mínima foi de apenas 15,3°C, 5°C a menos do que a média climatológica para maio, que é de 20,1°C. No Pico de Itatiaia, no Rio de Janeiro, a mínima foi de 6°C, mas com sensação térmica de apenas 1°C.
Muitas cidades, como foi o caso da capital de Mato Grosso, tivemos a chamada mínima invertida, ao invés de registrar a menor temperatura do dia na madrugada ou no início da manhã, o frio aconteceu no decorrer da tarde, com a entrada da massa de ar de origem polar.
Segundo a previsão do tempo, o frio continua nos próximos dias, mas não há risco de geadas nas áreas produtoras do Sul. Em Guarapuava, um dos pontos mais altos com lavouras instaladas de milho segunda safra, a mínima prevista para esta sexta-feira (6), é de 9°C, bem longe dos 3°C que é a temperatura próxima para favorecer a formação de geadas.
Já nos pontos mais altos da serra gaúcha e catarinense, os meteorologistas não descartam a ocorrência de geada, com mínimas em torno de 1 a 0°C nos próximos dois dias.
Previsão do tempo para sábado (7)
Sul
O dia ainda começa com tempo bem frio, mas com a presença do sol, as temperaturas ficam agradáveis no período da tarde. Apenas no litoral do Paraná, fica com variação de nuvens e condições para chuva ao longo do dia. As demais áreas seguem com tempo firme. Ainda há chance de geada na região do planalto sul de Santa Catarina.
Sudeste
Não há previsão de chuva sobre grande parte de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e sudoeste do Rio de Janeiro. Chove em vários momentos no nordeste de Minas, norte do Espírito Santo e litoral de São Paulo. Nas demais áreas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, chuvas isoladas e passageiras.
Centro-Oeste
O sol predomina na maior parte do Centro-Oeste. O tempo fica firme em todo Mato Grosso do Sul, no centro-sul de Mato Grosso e sul de Goiás. No norte e leste de Mato Grosso e no centro-norte de Goiás o sol aparece, mas há condições para pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde.
Nordeste
O interior da Bahia, Piauí, extremo sul do Maranhão, centro-sul do Ceará e oeste de Pernambuco ainda seguem com tempo firme. Chove forte ao longo do dia desde a costa norte do Maranhão até o litoral de Alagoas. As demais áreas seguem com sol, e possibilidade de pancadas de chuva.
Norte
A chuva ainda é destaque na região Norte. A precipitação mais forte acontece no interior do Amazonas e em Roraima. O tempo fica firme em parte do Acre e na maior parte de Rondônia. As demais áreas continuam com pancadas de chuva a tarde, com risco de trovoadas.
Previsão do tempo para domingo (8)
Sul
A previsão da Climatempo diz que o amanhecer será gelado na região, com chance de geada na serra catarinense. O sol predomina em praticamente todas as regiões do estado, com exceção no litoral do Paraná, onde há chance de chuva isolada e passageira.
Sudeste
A chuva acontece de forma muito isolada e passageira no oeste e noroeste de Minas Gerais, litoral de São Paulo e faixa leste do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. O sol predomina nas demais áreas, mas ainda será um dia com
temperaturas amenas.
Centro-Oeste
O sol predomina em Mato Grosso do Sul, faixa sul de Goiás e sul e oeste do Mato Grosso. Nas demais áreas, presença de sol com aumento da nebulosidade e condições de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde.
Nordeste
O tempo segue firme no interior da Bahia, oeste de Pernambuco, centro-sul do Piauí e extremo sul do Maranhão. Ainda chove forte no norte do litoral do Maranhão, Ceará e toda a costa leste da região. As pancadas de chuva acontecem em vários momentos no sul da Bahia.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
Norte
O ar fica abafado e chove em vários momentos no norte do Amazonas, em Roraima, noroeste do Pará e leste do Amapá. O calor ainda predomina nas demais áreas e chove a partir da tarde no norte de Rondônia, nas demais áreas do Pará e oeste do Acre.
O ar frio de origem polar ganhou força sobre o Sul do Brasil com o afastamento do ciclone extratropical. A falta de nuvens na madrugada e a presença do ar frio deixaram a madrugada bastante fria. As áreas mais frias e com com condições para formação de geada eram a serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os Planaltos Sul e Norte catarinense e o sul do Paraná.