Quatro medidas que irão ditar o agronegócio do futuro

Sustentabilidade é a palavra-chave para o futuro do setor; veja quais são os tópicos fundamentais para a evolução do mercado do agronegócio

Sustentabilidade no campo é um tema que impacta em diversas vertentes, que vão desde a preservação ambiental até a reputação do agronegócio, e cada vez mais é um divisor de águas para quem quer se manter relevante em um mercado extremamente competitivo.

Uma das maiores tendências atuais do agronegócio, o conceito farm to fork (“da fazenda ao garfo”), criado na Europa, é um conjunto de ações e objetivos para estimular a sustentabilidade em toda a cadeia agroalimentar, que está se difundindo por todo o mundo e caminha para se tornar determinante para a atuação de empresas e produtores rurais.

Pensando nisto, o gerente de marketing da Ajinomoto Fertilizantes, Thiago Miqueleto, selecionou dicas sobre tópicos fundamentais para a evolução do mercado do agronegócio.

MS Cana, é uma tecnologia de nutrição para a cana-de-açúcar desde as primeiras fases da brotação até o período de maior desenvolvimento da Cultura
Foto: Divulgação

Rotação de culturas

A rotação favorece a redução de pragas e doenças consequentemente, proporcionando uso mais eficiente dos defensivos e aumentando a produtividade. Além disso, as características químicas, físicas e biológicas do solo melhoram, potencializando o manejo nutricional da área, que ocasiona a otimização no uso de recursos naturais na produção agrícola. “A rotação também protege o solo de impactos ambientais, reduz erosões e perdas desnecessárias de nutrientes”, explica Thiago.

plantio da soja em ilpf em mato grosso
Foto: Divulgação

Redução da emissão de CO²

Existem diversas formas para reduzir a emissão de gás carbônico nos processos de produção agrícola e, consequentemente, contribuir para a mitigação do efeito estufa e aquecimento global. Práticas como o Sistema Plantio Direto, utilização de maquinário eficiente, sistemas de cultivo de alto sequestro de carbono, entre outras medidas, podem ser adotadas com facilidade pelo produtor.

“A utilização de fertilizantes como AMIORGAN e AMINO Plus, que são produtos obtidos por meio de fontes renováveis, gera impacto na redução de CO² e otimizam o processo de adubação”, afirma Thiago. “Os produtos proporcionam o aumento da eficiência das adubações e maximizam as operações nas fazendas, aumentando a eficiência do uso de máquinas na propriedade, que contribui para a minimização da emissão de gases do efeito estufa”.

importancia-nutricao-foliar-milho-safrinha
Foto: Divulgação

Utilização de fertilizantes organominerais

Em relação ao uso de fertilizantes, os produtos classificados como organominerais, ao serem aplicados no solo ou nas folhas, atuam na fisiologia das plantas e estimulam processos naturais, como por exemplo, absorção, translocação e uso eficiente de nutrientes, aumento da tolerância das plantas aos estresses abióticos e trazem incrementos significativos a qualidade da produção.

“Aminoácidos como a prolina e o derivado de aminoácido glicina betaína são agentes osmoprotetores, ou seja, eles permitem que a planta armazene e retenha água em situações de baixa pluviosidade”, esclarece Thiago. “Um dos produtos da Ajinomoto Fertilizantes é o AMINO Proline, que está alinhado à tendência de uso consciente de água, e atua como uma vacina, preparando a planta para situações futuras de estresse”, complementa.

o que é AGROFLORESTA
Foto: Divulgação

Redução do uso de recursos naturais

A cadeia produtiva precisa ser pensada como um todo, e a redução do uso de recursos naturais, como água potável, vai muito além da modernização de sistemas de irrigação.

“Para mitigar o impacto ambiental, é preciso analisar desde os fornecedores até os métodos de produção aplicados na plantação”, analisa Thiago. “A Ajinomoto do Brasil está alinhada a este objetivo, e através de tecnologias inovadoras faz o uso racional da água e energia. Além disso, os fertilizantes já saem do processo com aminoácidos em sua composição, o que garante alto valor nutritivo às plantas. Dessa forma, contribuímos para a manutenção do meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais para a produção dos fertilizantes”, finaliza.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM