Quarta terá fortes tempestades localizadas; confira onde

A passagem de uma frente fria aumenta o risco de temporais, demandando atenção das autoridades e residentes de algumas localidades; confira a previsão

Nesta quarta-feira (21), a região Sul do Brasil continua enfrentando condições meteorológicas desafiadoras, com a influência de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) e a circulação de ventos associada à tempestade tropical Akará no oceano. Esses fatores estão contribuindo para a ocorrência de fortes pancadas de chuva no leste do Paraná e em Santa Catarina. No entanto, ao longo do dia, a tempestade tropical Akará deve perder força, trazendo algum alívio para a região.

Enquanto isso, no sul, centro e oeste do Rio Grande do Sul, a situação é diferente, com tempo firme prevalecendo. No entanto, essa condição está aumentando o déficit hídrico das lavouras na região, preocupando os agricultores locais. Somente na sexta-feira (23), a circulação de ventos deve ajudar no aumento da umidade em todas as áreas do Sul, com possibilidade de temporais localizados no norte e oeste do Rio Grande do Sul.

Além disso, a passagem de uma frente fria próxima ao litoral gaúcho aumenta o risco de temporais na fronteira com o Uruguai, demandando atenção das autoridades e residentes da região.

Condições em outras regiões do país

No Sudeste, o dia será marcado por tempo fechado e chuvas persistentes no norte e leste de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O tempo também ficará instável em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, com pancadas de chuva ocorrendo a qualquer hora do dia. Enquanto isso, no sudoeste de Mato Grosso do Sul, o tempo permanece firme, afetando o desenvolvimento de algumas lavouras.

No Nordeste, especialmente no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, prevê-se instabilidade e chuvas, com risco de temporais no norte maranhense devido à zona de convergência intertropical (ZCIT). Em outras áreas da região, as chuvas serão mais passageiras, com trovoadas ocasionais. Na quinta-feira (22), a tendência é que o tempo se mantenha fechado e chuvoso no Matopiba.

No Centro-Norte do Brasil, o sol predomina em grande parte do Amazonas, Pará, Amapá, Roraima e Tocantins, mas há instabilidade em algumas áreas. No leste do Tocantins, a nebulosidade é persistente, com chuvas a qualquer hora do dia, enquanto nas demais áreas da região as pancadas de chuva são esperadas principalmente durante a tarde.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM