Suplementar o gado é uma técnica que não pode deixar de ser adotada, mas para obter o retorno necessário é preciso estar atento aos custos. Veja as dicas!
A pecuária nacional está em constante evolução, isso é visto na redução da idade ao abate, aumento da produtividade, recordes de peso de carcaça e, consequentemente, melhores margens para os pecuaristas que fazem o planejamento estratégico e gestão eficiente da sua propriedade. A fazenda é uma empresa, por isso é preciso ter conhecimento dos custos e técnicas para não “meter os pés pelas mãos”. Afinal, quanto custa a suplementação do gado?
De forma bem simplista, podemos comparar uma fazenda a um hotel, no qual, da mesma forma que um hotel tem como atividade hospedar pessoas, uma fazenda pecuária “hospeda” bois. Assim como o hotel, a diária deve pagar os custos desse hóspede e trazer lucro ao negócio!
No entanto, diferente de um hotel, em que a diária é paga com o dinheiro do hóspede, na fazenda, a diária do boi será paga pela sua produção.
Sendo assim, para compor nosso planejamento anual, precisamos avaliar a necessidade de produção diária do animal para pagar os custos diários da fazenda, e ainda gerar um excedente ou lucro diário, afinal, nenhum hotel “cobra” a diária de um cliente pensando somente em pagar os custos.
Para lhe ajudar com essas contas, na série especial de vídeos “Quanto Custa”, mostraremos como calcular o ganho de peso diário para pagar alguns custos envolvidos na atividade, como: custo do ágio, custo do pasto e custo da suplementação.
Você irá se surpreender!
Esperamos que, a partir destes vídeos, você passe a avaliar os custos diários da sua fazenda sobre o ponto de vista da necessidade de ganho de peso diário, para cada investimento feito e, com isso, estabeleça metas produtivas condizente com a sua necessidade.
Neste terceiro e último vídeo da série, falaremos sobre o custo de suplementar os animais. Qual o custo da suplementação? Qual o impacto dela no custo diário da fazenda? Qual a necessidade de GMD para pagar esse custo?
- Milho firma ganhos e busca recuperação técnica em Chicago
- Projeto autoriza uso do fungicida carbendazim em defensivos agrícolas
- Yara anuncia vencedores do Concurso NossoCafé 2024
- Estudo apresenta 5 recomendações globais para o Brasil cortar emissões
- Atenção: pecuaristas devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro