Quer aproveitar o seu rebanho leiteiro para poder ter lucro na pecuária de corte, veja qual raça utilizar para poder gerar animais aptos
A mudança de atividade, leite para o corte, tem se tornado cada vez maior na pecuária, já que a produção de leite não é mais tão lucrativa aos olhos dos pecuaristas. Com isso, muitos tem aproveitado o cruzamento entre raças para poder “arrumar” o seu rebanho.
Diante disso, o especialista Alexandre Zadra, criador do Cross Breeding, responte para nós uma pergunta de grande importância nesse momento. Confira a dúvida do colega pecuarista abaixo, e veja a explicação do Zadra.Pergunta:
“Tenho um rebanho de F1 Jersey-Sindi, que produzia leite, mas agora estou migrando para o corte. Qual raça devo usar sobre elas para manter a rusticidade nas fêmeas e boas carcaças nos machos? Estou na região do Triângulo Mineiro. Devo usar um Zebu ou raças como Senepol ou outro adaptado? Aqui faz muito calor no verão. Antonio – Sacramento (MG)”.
Confira a reposta na integra:
Sr. Antonio,
Seus animais, pelo que me mostrou, são bem rústicos, com pelo bem curto, sendo excepcionais matrizes, de tamanho médio. Como sua fazenda encontra-se numa região de clima quente e úmido e o objetivo é usar as filhas dessas matrizes para repor suas vacas, se deve sempre pensar no uso de raças que venham produzir animais de pelo zero, buscando ainda gerar vigor híbrido. No seu caso, as melhores opções estão entre as raças adaptadas, tais como Senepol e Caracu, para uso das fêmeas, e o Bonsmara, para se vender tanto machos como fêmeas.
Se formos realmente buscar maior complementariedade (acasalamento entre características positivas), a melhor opção é o Caracu, pois é uma raça que acasalará muito bem no seu gado de porte intermediário, gerando animais de bom tamanho para abate, bem como ótimas matrizes adaptadas.
Caso queira produzir animais com excelente precocidade, recomendamos o Senepol.
Com informações do Cross Breeding adaptadas pela Equipe Compre Rural