Por conta da diversidade dos biomas do Brasil é possível afirmar quais são as características necessárias do Nelore para a pecuária brasileira
O Nelore brasileiro, além de ser considerado hoje como um patrimônio legitimamente nacional, como o futebol, a caipirinha e o churrasco, pode ser considerado como a grande vitória da carne brasileira. Carne saudável e natural, exportada para mais de 146 países e cada vez mais demandada por consumidores esclarecidos do mundo todo. O gado Nelore é a raça mais difundida e lucrativa no Brasil, graças a sua rusticidade e adaptabilidade na maioria das regiões brasileiras. Por suas características físicas, se adaptou muito bem a diversidade de climas locais, por possuir excelente capacidade de aproveitar alimentos grosseiros.
É importante destacar a importação de animais da raça feita em 1962, desembarcam no Brasil animais trazidos pelos zebuzeiros brasileiros, que protagonizaram uma verdadeira epopeia para incrementar o rebanho do país. A bordo do navio Cora, touros que formariam a linhagem brasileira da raça, chegam à Fernando de Noronha: Karvadi, Taj Mahal e Godhavari. O touro Kavardi é considerado o pai da linhagem Nelore no Brasil, transmitindo beleza racial aos seus filhos, sendo na época apto aos mais diversos cruzamentos. Kavardi deixou milhares de descendentes.
A Compre Rural foi até a Fazenda Barreiro Grande do Nelore ADIR em Nova Crixás, Goiás, para conhecer o trabalho de seleção e melhoramento genético da raça, um trabalho de mais de sessenta anos onde a seleção é baseada na pureza racial, parâmetros rigorosos, sem cuidados especiais e levando sempre como norte o padrão racial, um gado literalmente com a cara do Brasil.
Confira a matéria produzida pela Compre Rural
Agradecimentos especiais aos que contribuíram para a criação do material: Antônio Carlos, Carlos Marino, João Bonifácio, Marcelo Dominici, Marco Gil, Paulo Antônio de Souza, Paulo Leonel, Paulo Ricardo Vanderlan, Victor Guimarães e Walter Jorge Paulo Filho