As brocas que foram detectadas pelo ferrador são pequenos furinhos, um em cada pata dianteira, que parecem ser recentes
Foi feita uma escareação, deixando um espaço entre o casco e a ferradura para colocação de algodão e à espera de um medicamento. Não sei dizer qual a extensão dessas brocas. O animal não está mancando. O que causa essa doença? Será necessário aprofundar mais ainda a fístula? Quanto tempo leva para curar?
A broca do casco é um fungo, assim como as famosas frieiras que nós temos nos pés. A umidade propicia o surgimento dos fungos, portanto a própria ferradura já é um mal que pode agravar-se muito pela umidade que se juntará no algodão.
Antigamente se queimava aquele buraquinho da broca com um ferro de ponta em brasa. Pode ser antigo, mas é eficiente. O ideal seria deixar o cavalo sem ferradura nenhuma e, se possível, fora de uma baia que é lugar úmido e propício para o surgimento de fungos.
Caso se decida a queimar a broca, pode depois desinfetar o casco todo com IODO a 4%.
E deixe seu cavalo no pasto.
Em alguns cascos dos eqüinos, apresentam algum tipo de deficiência como por exemplo a broca.
- As causas desta doença podem ser por muitos fatores
- As brocas podem aparecer por condições climáticas quando á excesso de chuva e por sua vez muita humidade.
- Por falta de limpeza do casco de forma regular.
Por falta de limpeza da cama na cocheira onde ele se aloja, tendo muita humidade por esterco e urina.
Geralmente estes são os mais comuns casos de broca. Muitos dos tratamentos para este tipo de broca o pessoal costuma colocar iodo, mas este produto não é recomendado para o casco, já que danifica a estrutura da parede ou muralha e afetando a elasticidade do casco.
Os últimos estudos e a ultima palestra feita por uma equipe de veterinários e ferrador americanos que se realizou no Jockey Club de SP. mencionaram que é muito prejudicial o uso deste produto no casco. Existem muitas outras opções antes de usar o iodo.
O primeiro procedimento seria retirar toda a parede do casco afetado. Vemos nessas imagens, como a linha branca (laminas) do casco está muito afetada. A muralha já está afetada e oca.
Em muitos dos casos seria bom abrir o casco ate a eliminação completa da broca.
Fonte mchprotegida.blogspot.com.br