Qual foi o melhor preço do ano: Carne, soja ou milho?

“O trigo chegou a ter um excelente percentual de aumento durante a temporada, mas fecha o ano com apenas 2,75%, fazendo o caminho inverso da soja”.

O acompanhamento semanal da evolução dos preços de commodities, feito pela Consultoria TF Agroeconômica, registrou no último dia útil do ano de 2022, 30 de Dezembro, que os preços da carne de suíno tiveram o melhor desempenho do ano, com 31,80% de valorização. Em segundo lugar veio a carne de frango, registrando 17,61% de subida no ano que passou.

Apenas em terceiro lugar em 2022 veio o milho, com 14,37%, sendo o principal insumo para criação de proteína animal. Em quarto lugar está a soja, com 14,34%, que apresentou uma recuperação no último mês do ano encerrado. 

“O trigo chegou a ter um excelente percentual de aumento durante a temporada, mas fecha o ano com apenas 2,75%, fazendo o caminho inverso da soja. Jogando no lado negativo estão o boi (-14,75%) e o dólar (-6,70%) que, segundo o novo governo, terão tudo para crescer no próximo ano”, aponta a equipe de analistas da Consultoria TF Agroeconômica.

Qual grão os brasileiros vão embarcar mais na arrancada do ano?

O Brasil deverá embarcar mais milho que soja no mês de janeiro de 2023, de acordo com o analista sênior da Consultoria TF Agroeconômica, Luiz Carlos Pacheco. Para sustentar a afirmação o especialista de mercado aponta que o Line-Up da empresa Alphamar registra que as programações de embarque em janeiro de 2023 nos principais portos brasileiros seriam de 3.824.815 toneladas de milho, mais 131.678 toneladas de DDG (Dried Distillers Grains – Grãos Secos de Destilaria, na sigla em inglês), contra 1.150.670 toneladas de soja e 1.02.758 toneladas de farelo de soja.

Fonte: AgroLink

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM