
Criminosos foram presos em flagrante descarregando as 25 toneladas da carga de bacalhau roubado no litoral paulista; carga era internacional e altamente valorizada para o período de Páscoa
Às vésperas da Páscoa, uma quadrilha especializada em roubos de carga foi flagrada em plena ação ao tentar escoar 25 toneladas de bacalhau internacional, avaliadas em aproximadamente R$ 1,8 milhão, no litoral de São Paulo. O crime ocorreu na madrugada de quarta-feira (17/4), no Guarujá, e terminou com a prisão em flagrante de quatro suspeitos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o motorista do caminhão aguardava o início do carregamento do veículo, ainda no Guarujá, quando foi surpreendido por um dos criminosos. Armado, o suspeito bateu na janela do veículo e anunciou o roubo.
Sob coação, o caminhoneiro foi forçado a dirigir até a cidade de Santos, onde o caminhão foi deixado em um ponto previamente determinado pela quadrilha. A vítima foi então levada pelos criminosos até Itanhaém, também na Baixada Santista, onde foi libertada. Na sequência, o motorista procurou ajuda em um posto do Corpo de Bombeiros.
Localização e prisão dos criminosos
Com as informações repassadas pelo motorista, a Polícia Militar localizou o caminhão vazio no bairro São Manoel, em Santos. Já a carreta com a carga de bacalhau foi descoberta em um galpão no bairro Chico de Paula, também em Santos, sendo descarregada no momento da abordagem.
Quatro homens, com idades entre 25 e 51 anos, foram surpreendidos enquanto retiravam as caixas do pescado. Todos foram presos em flagrante e encaminhados ao 5º Distrito Policial de Santos.
Equipamentos e entorpecentes apreendidos
Durante a operação, os policiais apreenderam dois bloqueadores de sinal de radiofrequência, três detectores de GPS e porções de cocaína com os criminosos. De acordo com a SSP, o caso foi registrado como roubo qualificado, e a carga foi recuperada.
Alvo estratégico: bacalhau e a demanda da Páscoa
O crime chama atenção pelo alvo estratégico escolhido pela quadrilha, já que o bacalhau é um dos produtos mais valorizados no período da Semana Santa, impulsionado pelo consumo religioso. O pescado, de origem internacional, estava avaliado em quase R$ 2 milhões, o que evidencia o planejamento da ação criminosa.
As autoridades seguem investigando a possibilidade de envolvimento de outros integrantes e a origem exata da carga, que, por seu valor e logística, pode ter sido encomendada por receptadores específicos.
A Polícia Civil trabalha agora para identificar os mandantes e eventuais compradores da carga roubada.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.