Operação de combate ao abigeato bloqueia valores em contas bancárias e cumpre mandados de busca e apreensão na região, crimes de abigeato e lavagem de dinheiro são investigados.
Na manhã de hoje (14), a Polícia Civil, em ação da Delegacia de Polícia de Roque Gonzales, Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves, 8ª Delegacia de Polícia Regional de Caxias, 13ª Delegacia de Polícia Regional de Santo Ângelo e 2ª Delegacia de Polícia de Gramado, com apoio da secretaria da Agricultura “SEAPI”, deflagrou a Operação GTA, nas cidade de Santo Antônio das Missões, Garruchos, São Nicolau, Cerro Largo, Caxias do Sul e Cambará do Sul, visando combater o crime de lavagem de dinheiro.
Conforme a Delegada de Polícia Tanea Regina Bratz, a Operação GTA é um prosseguimento da Operação Origami, deflagrada em 2016 e que visava o combate ao furto abigeato de cargas de gado vivo na região, que era levada para outras cidades do Estado.
A Operação GTA visa combater agora a lavagem dos capitais oriundos dos crimes praticados. As investigações apuraram que a organização criminosa movimentou cerca de 32 milhões de reais entre os anos de 2014 a 2016.
Leia também:
- Ação rápida prende mais de 53 criminosos
- Bandidos causam prejuízo de R$30 mil em fazenda
- Porte de arma para produtor rural: Você tem esse direito?
Após apurar a movimentação financeira, a Autoridade Policial representou pelo bloqueio valores em contas bancárias, arresto de bens imóveis, sequestro de veículos e expedição de mandados de busca e apreensão em 13 residências.
Nos mandados de busca e apreensão cumpridos hoje foram apreendidos veículos, armas, dinheiro em espécie e documentos que servirão para comprovar os crimes de lavagem de dinheiro.
Fonte: 27ª Delegacia de Polícia Regional