Quadriciclos vem ganhando cada dia mais adeptos no meio rural e podem ser uma ferramenta essencial para o dia dia; veja também quanto custa o “brinquedo”
Do lazer à rotina de trabalho, os quadriciclos ganham espaço no Brasil e tornando-se uma alternativa viável para operações e deslocamento no campo. De olho nesse segmento, empresas têm apostado em modelos que aliam, sobretudo, segurança, desempenho e versatilidade a esses veículos, disputando a preferência do produtor rural. Pequenos, econômicos e resistentes, os mini utilitários – ou simplesmente quadriciclos – têm conquistado espaço no meio rural brasileiro, a exemplo de outros países que já empregam tradicionalmente esses mini veículos no campo.
Muitos produtores têm enxergado na performance desses transportes uma forma de otimizar seus negócios.
“A compra de um quadriciclo para a fazenda foi muito questionada no início, não sabiam da sua real necessidade e utilidade, e confesso que foi algo comprado também para lazer e logo nos primeiros dias o impacto de agilidade foi imenso. Esse “cavalo de rodas” trouxe muita praticidade pro nosso dia a dia. Ele trouxe um deslocamento mais eficiente, puxa bezerros atolados em brejos, carrega todas as ferramentas necessárias pra alguma eventual emergência em uma bolsa específica e de quebra, traz um certo conforto pra enfrentar a lida dura do campo. É um investimento relativamente alto, mas cumpre o que promete!”– Victor Darido, pecuarista na Fazenda Água Preta em Pindamonhangaba (SP), autor do curso Pecuária Lucrativa aliado ao bem-estar animal.
O mercado nacional hoje oferece aos produtores modelos capazes de atender todos os tamanhos de propriedades. Mas, o que realmente existe no comércio quando o assunto é o quadriciclos?
Um exemplo disso é o modelo vendido pela montadora Honda, TRX 420 FourTrax, o equipamento é cheio de vantagens, segundo a montadora o “cavalo de rodas” é forte e resistente tendo alta capacidade de carga e reboque e tem excelente desempenho em terrenos irregulares. E não para por aí, outra grande vantagem é que possui isenção de IPVA e emplacamento. O preço de entrada do modelo é R$ 36.240,00, aumentando caso decida adicionar alguns acessórios.
Eles têm quatro rodas, motor 4 tempos de 420 cilindradas, potência de 26,5 cv, tração 4 x 4, carregam implementos como pulverizador, adubadeira e carretinha. “A versatilidade desses veículos permite até seu uso para plantio com maior adensamento”, diz Alexandre Cury, diretor comercial.
Montados em Manaus, os quadriciclos alcançam milhares de unidades vendidas todos os anos, sendo metade para lazer e metade para uso profissional, entre eles a agropecuária. No país, 140 concessionárias vendem o veículo, que pode sair de loja equipado com vários implementos de parceiros da Honda.
John Deere Gator TH 6X4 Diesel
A John Deere possui os utilitários Gator TH 6X4 Diesel e o Gator XUV 850D. Os modelos com motores Yanmar aparentemente são iguais, porém, têm finalidades diferentes. Eles oferecem a opção de dois lugares, com um cinto de segurança de três pontas e assim como o modelo anterior, possui uma suspensão independente nas quatros rodas. Possui motor 4X4, 25 cv, a diesel, e garante uma carga de 454 kg.
- Veículo Top de Linha para trabalho pesado;
- Robustez e durabilidade do motor Diesel;
- Bitola ampla para maior estabilidade.
New Holland Rustler TM
A New Holland levou a Expointer (RS), o utilitário Rustler TM, disponível no modelo Rustler 120. O veículo, ainda importado pela empresa, chega ao mercado brasileiro oferecendo a opção de dois ou quatro passageiros, suportando uma capacidade de carga de 420 quilos (kg) até 725 kg e com 20 cavalos de potência (cv).
- Velocidade de até 40 km/hora;
- Possui atração 4X2 e 4X4
- Motor estacionário e a diesel ou à gasolina;
Yamaha Grizzly 350
Os quadriciclos Grizzly 350, fabricado nos Estados Unidos, e Grizzly 700 (importado do Japão) são os modelos utilitários que a Yamaha oferece ao mercado e que podem ser empregados no campo.
- Valor à partir de R$ 10 mil
- Tração 4X4On Command
- Capacidade de carga de bagageiro dianteiro: 40 Kg e traseiro de 80 Kg;
- Capacidade de arrasto de 500 Kg
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.