A tendência é de calor extremo nessa semana devido a um bloqueio atmosférico que está sobre a faixa central do país.
Segundo alerta agroclimático da Rural Clima, os próximos dias serão marcados por temperaturas extremamente altas em todas as regiões do Brasil. A tendência é de calor extremo nessa semana devido a um bloqueio atmosférico que está sobre a faixa central do país, impedindo o avanço das frentes frias.
De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, ao longo dessa semana as chuvas ficarão concentradas especificamente no Rio Grande do Sul. “Há previsão de chuvas bem volumosas e constantes para o período na região”, afirma.
“Portanto, se você tem um bloqueio atmosférico sob a região central do país, impedindo que as frentes frias avancem, é natural que as temperaturas se mantenham elevadas. É fato também que neste ano, devido ao El Niño, as temperaturas estão altas”, explica. “Um dos motivos para isso ocorrer é que podemos observar um Oceano Pacífico extremamente quente, principalmente na faixa leste. Além disso, o Atlântico com temperaturas elevadas acaba deixando o Brasil no meio de uma panela de pressão”, destaca Marco.
O agrometeorologista ressalta que, ao longo deste ano, a Rural Clima comentou que o grande problema da safra atual será mais térmico do que hídrico. “Contudo, se essa semana teremos temperaturas elevadas por conta deste bloqueio atmosférico, na semana que vem as chuvas retornam para todo o Brasil”, diz.
Sobre as temperaturas atuais estarem relacionadas ao aquecimento global, Marco explica que “é fato que as chuvas irregulares, de outubro para cá, tem trazido perdas para as lavouras do país. Contudo, jogar a culpa do cenário atual no aquecimento global é muito exagero. Há 12 meses atrás, por exemplo, estávamos com frio por conta da La Niña”, conclui.
Paraguai
O Paraguai deve registrar chuvas irregulares ao longo desta semana, com chances de volumes pontualmente mais altos em algumas áreas. Após isso, o sistema se encontrará na região Centro-Norte do Brasil, permitindo que o tempo volte a ficar aberto no Paraguai.
“Vale ressaltar que com essas chuvas mais irregulares, teremos temperaturas elevadas na região de fronteira com o Mato Grosso do Sul, com modelos indicando até 40°C”, destaca a meteorologista da Rural Clima, Ludmila Camparoto. “Observamos, ao longo desta segunda quinzena de novembro, uma expectativa de chuva de maneira frequente no Paraguai”, conclui.
Fonte: Agência Safras
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.