Santos informa que a semana que vem será marcada por chuvas no centro e norte do Brasil. Já no Sul do Brasil, o tempo abre no domingo.
A próxima semana deve ser marcada pelo retorno das chuvas no centro-norte do Brasil. De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, uma frente fria está atuando hoje no Sul do país e provocando chuvas no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em partes do extremo sul do Paraná. Nas demais regiões do país, pode haver pancadas de chuvas hoje no Maranhão, Piauí, extremo nordeste de Mato Grosso e no Pará.
O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos afirma que as temperaturas seguem elevadas em boa parte do Brasil, com a possibilidade de pancadas ao longo da tarde de hoje e amanhã em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. No domingo, a frente fria vinda da Região Sul avança para costa da Região Sudeste, organizando melhor os corredores de umidade vindos da Amazônia e trazendo chuvas volumosas.
Santos informa que a semana que vem será marcada por chuvas no centro e norte do Brasil. Já no Sul do Brasil, o tempo abre no domingo e assim permanece até terça-feira, possibilitando condições melhores aos produtores para a colheita do trigo e o avanço do plantio de arroz em algumas regiões.
No dia 21, uma nova frente fria irá ingressar no Rio Grande do Sul, atingindo também Santa Catarina, Paraná, Paraguai e o sul de Mato Grosso do Sul, provocando chuvas. Essa frente avançará para a faixa central, levando chuvas, que tendem a ser mais recorrentes sobre Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba, com a recuperação da umidade do solo.
Em dezembro, Santos sinaliza que as chuvas na Região Sul podem começar a ficar mais espaçadas, muito embora sejam mais frequentes na faixa central e norte do Brasil. Uma boa notícia é que dificilmente as temperaturas recordes observadas ao longo dessa semana se repetirão em dezembro.
Para janeiro e fevereiro, Santos observa que haverá períodos bastante úmidos na faixa central e norte do Brasil, com registro de chuvas menos frequentes no Sul.
O agrometeorologista sinaliza que, com relação a safrinha, as chuvas devem se estender na faixa central e norte do Brasil até meados de abril. Já no Sul do Brasil, a tendência é de que possa haver muita chuva, especialmente para Santa Catarina, Paraná, Paraguai e Argentina entre a segunda quinzena de abril e a primeira metade de maio.
Fonte: Agência Safras
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.