De acordo com a consultoria APK, o conflito armado deixa muitas áreas incapazes de plantar e a colheita de alimentos da Ucrânia cairá mais de 54%
A próxima safra do trigo terá um potencial produtivo que poderá ficar entre 8,66 e 9,06 milhões de toneladas, e isso se o clima não atrapalhar. A análise é da equipe de Consultoria TF Agroeconômica, que fez uma projeção inicial estimando o que estar por vir na próxima temporada.
“Ainda não temos um levantamento definitivo sobre o que será semeado na próxima safra, mas as primeiras informações são de um aumento, ao redor, de 15% na procura por semente e uma possibilidade de incremento da área entre 10% e 15%”, analisam os especialistas da consultoria.
Ainda de acordo com análises da consultoria, já que os insumos necessários para a produção de trigo já foram adquiridos desde o mês de dezembro, os custos da safra não serão tão grandes quanto os da próxima. “Se isto for confirmado e se o clima não atrapalhar, o potencial produtivo poderá ficar entre 8,66 e 9,06 milhões de toneladas para a próxima safra”, observa o analista sênior da TF Agroeconômica, Luiz Pacheco.
Devido ao conflito armado, as colheitas de grãos na Ucrânia caíram mais de 54%, já que se tornou impossível o plantio em muitas áreas. Diante disse o cenário internacional a produção brasileira de trigo aumentou, visto que a oferta do cereal de inverno está em risco.
Para a Consultoria TF Agroeconômica, o cenário afeta a segurança alimentar global e provavelmente a tendência será que os preços se mantenham elevados. Levando em conta que a china teve a pior safra da história de acordo com levantamento do Ministério da Agricultura do país, e deverá ocasionar a necessidade de importação de 13 milhões toneladas.