Prova de medição de metano ruminal envolve 25 touros da raça Angus

Desde 2022, a associação, em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, conduz esse projeto que representa um avanço significativo no campo da pecuária sustentável.

Promovida pela Associação Brasileira de Angus, a pesquisa acontece na Embrapa Pecuária Sul buscando identificar animais que apresentem menor emissão de metano por quilo de alimento consumido e por quilo de peso vivo produzido.

Para a medição, os touros Angus provenientes de 14 propriedades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná foram equipados com arreios contendo dispositivos para aferição de metano, permitindo a coleta de amostras de ar ruminal, que serão enviadas para análise em laboratório, onde o metano que foi liberado pelo reprodutor é quantificado.

Dicas para misturar dieta de confinamento com qualidade

Desde 2022, a associação, em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, conduz esse projeto que representa um avanço significativo no campo da pecuária sustentável.

O projeto engloba ainda a Prova de Eficiência Alimentar – feita na primeira fase da pesquisa – em que, durante 45 dias, em ambiente de confinamento, os animais são submetidos a alimentadores eletrônicos para medir o consumo individual de alimentos.

Os principais parâmetros avaliados são o Consumo Alimentar Residual (CAR) e o Ganho de Peso Residual (GPR), sendo considerados mais eficientes os touros com CAR negativo e GPR positivo.

“Ao unir inovação e pesquisa, estamos desenvolvendo soluções que não só contribuem para um mundo melhor, mas também impulsionam o desenvolvimento da pecuária de forma responsável. Este projeto representa um passo significativo na busca por práticas agrícolas mais sustentáveis e eficientes, alinhadas com os princípios do desenvolvimento sustentável”, destaca Mariana Tellechea, presidente da Associação Brasileira de Angus.

Fonte: Ascom ABA

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM