A Associação de Criadores de Nelore no Tocantins fará o encerramento oficial da Prova de Ganho em Peso no dia 20 de maio de 2023; confira os detalhes
A Associação de Criadores de Nelore do Tocantins – ACNT divulgou que realizará no dia 06 de maio de 2023 as pesagens finais dos animais participantes da Prova de Ganho em Peso a Pasto – Etapa Fazenda Encontro da Natureza que iniciou em 16 de julho de 2022. Nessa data, além da pesagem, os animais serão avaliados pelo método EPMURAS, por ultrassonografia de carcaça, aferição da Circunferência Escrotal e coleta de amostras para realização da DEP Genômica.
A Prova de Ganho em Peso (PGP) de animais da raça Nelore teve seu inicio em 16 de julho de 2022. O evento acontece na Fazenda Encontro da Natureza, em Silvanópolis, região central do Estado. O grande diferencial da prova é que ela será coletiva, envolvendo o criador que receberá os animais e outros criadores convidados.
Segundo o presidente da ACNT, Alexandre Bispo, essa edição contou com a realização da DEP – Diferença Esperada na Progênie – Genômica dos animais participantes, bem como a avaliação de carcaça por ultrassom. “Isso é importante para as empresas especializadas em coleta e comercialização de sêmen presentes na prova, e, havendo seleção de animais, eles estarão em exposição nacionalmente, o que agrega valor à ação da ACNT e aos associados”, explicou Alexandre Bispo.
A pesagem final, pelo regulamento, é dia 06/05/2023. No entanto, a ACNT fará o encerramento oficial da prova no dia 20 de maio de 2023, data esta que será realizado evento reunindo os criadores participantes, parceiros e autoridades para apresentação dos animais bem como o resultado oficial da prova, contemplando os animais classificados como Elite, Superior, Regular e Inferior.
Os participantes da prova serão beneficiados com uma rede de contatos entre criadores e centrais de genética. Além do relacionamento, a PGP irá mostrar que o Tocantins tem um excelente trabalho de seleção genética.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.