“A prova foi uma demonstração prática da capacidade da raça Canchim, principalmente na resistência e adaptabilidade as exigências do nosso país.”
Os campeões da raça Canchim foram eleitos na 12ª PCAD / TEA Nacional da Raça Canchim – Edição 2022. A Prova Canchim de Avaliação de Desempenho foi realizada no Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) de Sertãozinho (SP), a ação é realizada em conjunto com a Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN) e contou com a presença de vários criadores no último dia (11). A prova de desempenho avaliou um total de 68 machos, divididos em dois grupos oriundos de 10 criatórios de diversos estados do Brasil.
O trabalho permite o melhoramento da raça Canchim no país, segundo o técnico Maury Dorta Jr, coordenador de raças taurinas do Geneplus, a raça evoluiu muito nos últimos anos – “A prova evoluiu demais nos últimos anos, já estamos de olho na composição de carcaça, área de olho de lombo, espessura de gordura e principalmente, na eficiência alimentar. Os índices nos mostram animais com destaque para desempenho que já trazem na sua bagagem a eficiência no cocho, é exatamente isso que queremos para a raça, animais eficientes e funcionais racialmente, estamos no caminho certo.”
O Grande Campeão da PCAD/TEA 2022 foi o animal do criador Dourivan Cruvinel da Fazenda São Tomé de Rio Verde (GO). Muito celebrado, o pecuarista começou a criar Canchim em 2008 e sempre priorizou em sua genética os campeões das provas passadas.
“Nossa seleção é muito rígida, contamos com uma equipe técnica muito afiada, melhorando muito nosso rebanho, prova disso é receber aqui o título de campeão. Um bezerro muito bonito, muito bem avaliado pelo juiz, o que nos indica até levá-lo para a central para compartilhar sua genética com criadores de todo o Brasil, o Canchim é um animal que serve tanto para o Sul do país quando para o Norte, suporta as altas temperaturas do Tocantins, Pará e Ilha do Marajó por exemplo, eu tenho enviado animais para estas regiões e não tenho tido problemas com adaptação.” – enfatizou o criador.
O Reservado Campeão é do criador Julio Silvestre de Lima da Fazenda São Joaquim sediada em Carvalhos (MG) – “Criamos Canchim da Serra da Mantiqueira desde 1989, e fomos agraciados aqui com mais um título da raça na PCAD 2022. A prova é maravilhosa, pois é uma demonstração prática da capacidade da raça Canchim, principalmente na resistência e adaptabilidade as exigências do nosso país.”
O responsável pelo julgamento dos grandes campeões foi o zootecnista Tiago Jacintho, o pecuarista ficou impressionado com as qualidades dos animais apresentados na prova – “As características produtivas estão muito evidentes em todos os animais, outra aspecto que destaco é o caráter mocho dos animais. Sabemos que a pecuária extensiva é o grande “cliente” do touro Canchim, e esses animais mochos irão facilitar o manejo do produtor, haja visto que não será necessário mochar esses animais. Saliento aqui a associação, criadores e pesquisadoras que fizeram um trabalho brilhante e que a raça continue esse caminho de prosperidade e eficiência.” – comentou Tiago.
Tiago também comentou sobre o grande campeão da prova – “O grande campeão é um animal muito próximo do perfeito, moderno, cumprido e com grande quantidade de carne no traseiro, cara de macho, umbigo curto e uma característica que julgo muito importante: aprumos muito bons, ele anda com muita leveza, apesar de ser um “toco” de pesado, resumindo um animal brilhante, o criador está de parabéns!”
A prova foi de âmbito nacional e avaliou diferentes quesitos, como ganho de peso diário, ganho de peso total, morfologia, área de olho de lombo, gordura subcutânea, área escrotal entre outros. Todos os animais foram classificados em 5 categorias, a saber – Elite, Superior Plus, Superior, Cruzador e Inferior.
O Canchim é uma genética especializada em desempenho, voltada para o cruzamento industrial. A vocação do touro Canchim é para cobrir a campo, desempenhar a pasto e os seus produtos são meio sangue altamente especializado em ganho de peso, produzindo uma ótima carcaça com carnes de qualidade. As provas de avaliação de desempenho e eficiência alimentar são as principais ferramentas de seleção e aprimoramento genético da raça Canchim e já avaliaram mais de 1.000 touros da raça.
Veja reportagem em vídeo:
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.