Alteração foi oficializada na segunda-feira (29), na portaria nº 145/2023, publicada no Diário Oficial. Essa comunicação do rebanho é obrigatória e começou no dia 1º de maio.
A associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), solicitou junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), para que prorrogue a campanha de atualização de estoque de rebanho até o dia 15 de junho. A alteração foi oficializada na segunda-feira (29), na portaria nº 145/2023, publicada no Diário Oficial.
Essa comunicação do rebanho é obrigatória e começou no dia 1º de maio, com previsão inicial de encerrar nesta quarta-feira (31). Na parte bovina, a campanha substitui a vacinação contra a febre aftosa.
Desde o dia 8 de maio, o produtor rural que não fez a comunicação não consegue mais emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), ficando impedido de comercializar os animais, exceto para abate.
Também existe a previsão de outras penalidades, como aplicação de multas, que podem chegar a soma de R$ 6 mil para aqueles que não realizarem a comunicação no prazo.
Fonte: Assessoria Acrimat
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.