Um incêndio tomou conta da propriedade e muitos bens foram perdidos. Agora, eles estão contando com a ajuda de vizinhos para manter a ordenha dos animais.
O casal de produtores de leite Elaine e Jodizi Grolli, de Santiago do Sul, Santa Catarina, viram seu mundo desabar na madrugada do último domingo (19). Um incêndio tomou conta da propriedade e muitos bens foram perdidos. Agora, eles estão contando com a ajuda de vizinhos para manter a ordenha dos animais.
Elaine e Jodizi herdaram a propriedade dos pais há 5 anos e investiram todos seus esforços no negócio. O sistema, que antes era a pasto, foi transformado em confinamento com a construção de um Compost barn.
Os 70 animais da propriedade (cerca de 30 em lactação) eram alimentados no cocho, com auxílio de um trator recém-adquirido. A produção, ordenhada por meio de quatro conjuntos de ordenha canalizados, girava em torno de 800 litros por dia e era armazenada em um tanque de 1600 litros.
Literalmente da noite para o dia, eles perderam quase tudo no incêndio. O trator e o tanque tiveram perda total. As salas de ordenha, de espera, garagem do trator, depósito de insumos e medicamentos foram consumidos pelo fogo. Estima-se que 15 mil reais em medicamentos foram perdidos, além do volume de leite de um período, centenas de fardos de feno e sacos de caroço de algodão e ferramentas. O equivalente a quatro meses de produção.
Só foi possível salvar os animais, a casa, o Compost barn e parte da sala de ordenha que está funcionando com um telhado improvisado.
“Está tudo um caos, a empresa de ordenhadeiras improvisou para que pudéssemos continuar manejando os animais, mas a produção caiu bastante. As vacas estão com medo de entrar na sala de ordenha devido ao cheiro de queimado e o entulho”, contou Elaine, que está contando com a solidariedade de amigos e vizinhos para continuar o trabalho na propriedade.
“Estamos com um tanque de 800 litros emprestado e contando com a ajuda dos vizinhos para tratar os animais e revirar a cama do Compost barn. Estamos também recebendo doações aos poucos, mas tudo é muito difícil já que sala de ordenha e os insumos não serão cobertos por seguro.”
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
“Quem conhece a Elaine e o Jozidi Grolli, sabe o amor que eles tem pelo trabalho e os animais, o orgulho de ser produtor rural. Infelizmente, na madrugada desse domingo (19), uma parte da sala de ordenha pegou fogo, dando perca total no resfriador, trator e parte da estrutura, perderam todos os medicamentos, produtos de limpeza, alimento para as vacas (feno, caroço de algodão, farelo de soja) para alimenta-las por 4 meses. O casal está se virando como pode, tratando as vacas sem maquinário, o vizinho ajudando a mexer a cama do compost, a empresa que da assistência conseguiu improvisar na sala de ordenha e emprestou um resfriador até conseguirem comprar um. Pedimos que ajude esse casal com qualquer valor, foram anos de trabalho e suor para conseguir conquistar tudo e em alguns minutos perder“.
Quem quiser fazer doações, pode entrar em contato com a Elaine pelo telefone (49) 99957-3605 ou no endereço Linha Stefenes, Santiago do Sul/SC.
O casal também tem uma “vaquinha” on-line para doações em dinheiro, acesse o link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-o-casal-mulheres-da-elite-leiteira.
Neste momento, todo tipo de ajuda é bem-vinda! Colabore!
Fonte: MIlk Point