Promebo: Programa de melhoramento celebra 50 anos de fundação

Emoção e homenagens marcam celebração dos 50 anos do Promebo; Festa promovida pela ANC na Fenagen comemorou o cinquentenário do programa e reconheceu pioneiros de sua criação

Uma celebração especial realizada na noite deste sábado, 3 de agosto, marcou a passagem dos 50 anos do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo). Criadores e autoridades estiveram presentes na Associação Rural de Pelotas (RS) para a festa e homenagens realizadas pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), em evento dentro da 1ª Feira Nacional de Genética Promebo-Fenagen.

Em seu discurso, o presidente da ANC, Joaquin Villegas, lembrou que o Promebo, desde sua criação, tem sido um pilar fundamental para o avanço da pecuária de corte no país. “O programa nasceu de uma visão audaciosa de elevar a qualidade genética dos bovinos brasileiros, e ao longo de cinco décadas, essa visão se materializou em uma revolução silenciosa, mas profundamente transformadora. Hoje, olhamos para trás e vemos uma trajetória de sucesso, marcada por inovações, dedicação e um compromisso inabalável com a excelência”, destacou.

O dirigente mencionou também o legado do zootecnista Luiz Alberto Fries, uma figura central na criação e desenvolvimento do Promebo. “Sua visão, conhecimento e incansável trabalho foram fundamentais para a implementação e o sucesso contínuo deste programa. Luiz Alberto Fries não só ajudou a moldar o Promebo, mas também inspirou gerações de pecuaristas e profissionais do setor a perseguirem a excelência genética e a inovação. Seu legado vive em cada conquista do programa e em cada avanço na pecuária brasileira”, salientou.

Para Villegas, o impacto do Promebo vai além dos números e das estatísticas. “Ele está presente na vida diária dos pecuaristas, nas fazendas que se beneficiam da genética superior, nas comunidades rurais que prosperam com uma pecuária mais robusta e nos consumidores que têm acesso a produtos de alta qualidade. Cada animal melhorado, cada rebanho aprimorado é um testemunho do sucesso deste programa e do trabalho árduo de todos os envolvidos”, reforçou.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, presente ao evento, lembrou com orgulho da história construída pela ANC e pelo Promebo. Seu pai, Fernando Octávio da França Mascarenhas, era o presidente da entidade em 1974, ano de criação do programa. Meu pai, que era um pecuarista, talvez não imaginasse que esse programa fosse crescer, se desenvolver tanto, e muito menos que a filha dele ia ser prefeita quando o programa fizesse 50 anos. Lamentavelmente ele não está aqui pra ver isso. O maior sentido de tudo isso que nos reúne aqui é o quanto este programa fez bem para a pecuária brasileira, o quanto trouxe de qualidade, demonstrando o quanto é importante a ciência para o nosso crescimento e para o nosso desenvolvimento”, ressaltou.

A prefeita foi uma das homenageadas do evento, recebendo a distinção pela contribuição e pioneirismo de seu pai no programa. Também receberam homenagens os criadores e representantes de pecuaristas que fizeram parte desta história, como Isabella Dias Barbosa da Silveira, representando seu pai, Henrique Barbosa, Fernando Flores Cardoso, representando a Estância Cinco Cruzes, André Plastina Gomes, representando a Família Guerra Gomes, Ramiro Madruga Costa, representando a Família Costa, Suzana Macedo Salvador e Carla Sandra Staiger Schneider. A Associação Brasileira de Angus e a Associação Rural de Pelotas entregaram placas homenageando a ANC pelos 50 anos de Promebo.

A 1ª Fenagen é uma promoção da ANC e do Promebo, com patrocínio de Senar, Banrisul, Sicredi e BRDE, e apoio da Farsul e da Foco Pampeano Técnica Agropecuária.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM