O Brahman é disparado uma das raças mais numerosas do mundo e despertou o interesse da maior autoridade de churrasco do país
Uma das maiores autoridades quando o assunto é carne, o engenheiro agrônomo Roberto Barcellos, divulgou em suas redes sociais alguns machos castrados da raça Brahman e fez um grande sucesso, gerando milhares de curtidas e dezenas de comentários. Dentre os comentários destaco alguns como “Pecuária brasileira ainda está descobrindo o Brahman” e “Só crio, recrio e engordo animais cruzado com Brahman. Desempenha demais no cocho, animais fantásticos.” Para entender o sucesso da raça, vamos destacar alguns pontos.
O aquecimento do mercado de carnes tem refletido positivamente nas vendas de sêmen das raças de corte do Brasil. É o caso do Brahman que, em 2020, registrou crescimento de quase 40% na comercialização de sêmen em comparação a 2019.
Hoje, o Brahman é a raça zebuína de maior presença no mercado mundial, sendo criada em mais de 80 países, tanto por conta das características ligadas à qualidade da carne quanto por sua adaptabilidade. “Outro ponto a se destacar é a versatilidade da raça, pois apresenta elevado desempenho na raça pura e também no cruzamento. Quando utilizado em fêmeas meio-sangue, atinge o máximo em produtividade, produzindo animais de ciclo curto, com alto peso de carcaça”, diz Cassiano Pelle, gerente de Produto Corte Zebu da CRV Lagoa.
A raça está espalhada por todo Brasil, inclusive no Sul onde a predominância de raças Taurinas é nítida, com grandes rebanhos de Angus e Braford. Em um abate recente da Fazenda Diamante, localizada em Rio Branco/AC, o uso de touros puros da raça Brahman em cruzamento com a vacada Nelore permitiu o encurtamento do ciclo de produção em seis meses.
Os animais tinham 32 meses de idade e peso médio de 465 kg e foram abatidos na unidade da JBS Friboi, de Rio Branco. O rendimento de carcaça foi de 51,5% e peso das carcaças foi de 240 kg, sem jejum. “São animais criados e terminados a pasto, somente com a oferta de suplementação de sal mineral aditivado, que podem atender o mercado de carne acima da commodity, como o da carne maturada, por exemplo. O nicho de carnes gourmet tem até preferido fêmeas nos abates” – assegura o pecuarista Pedro Teixeira, que há 15 anos investe na genética Brahman.
“Uma raça fantástica, animais produtivos e de temperamento sensacional. Tudo o que precisamos no zebu pra produzir carne de qualidade. Esse Brahman é da carne doce! Se nosso meio sangue passasse pelo brahman, teríamos uma carne mais fantástica ainda com tal grau de sangue!” – comentou um internauta.
Para Roberto Barcellos estar de olho nestes animais é prova do sucesso da raça, o especialista promove cursos sobre qualidade de carne e churrasco além de ser sócio do projeto BBQ Secrets, um empório de carnes especiais para churrasco no interior de São Paulo. Produzir animais de qualidade é um dos seus maiores talentos, seus critérios de seleção são altamente rígidos, também é possível constatar que o profissional utiliza várias raças em seu trabalho, dentre elas: Angus, Brangus, Braford, Canchim, Limousin, Simental, Hereford e seus cruzamentos com Nelore.
Sobre Roberto Barcellos
Engenheiro agrônomo com mais de 25 anos de experiência e dedicação no mundo da carne de qualidade, Roberto Barcellos é hoje referência nacional quando o assunto é o desenvolvimento de marcas de qualidade e consultorias, desde a cadeia produtiva da pecuária até o varejo de carne.
Seus anos de pesquisa teórica e prática o credenciaram a ser reconhecido como o principal profissional da área para consultorias, palestras, eventos e cursos. É sócio proprietário da marca de carnes BBQ Secrets em parceria com a Frigol, que no ano de 2018 foi eleita a melhor Marca de Carne no prêmio Melhores Empresas de Pecuária da Revista Dinheiro Rural.