Projeto selecionará animais resistentes ao carrapato

Projeto brasileiro de melhoramento genético com foco na seleção genômica para resistência ao carrapato é destacado em Congresso Mundial de Braford

Um trabalho único no mundo que vem sendo realizado desde 2009 no Rio Grande do Sul, envolvendo a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), e produtores de Hereford e Braford da Conexão Delta G, foi apresentado no Congresso Mundial de Braford, nos Estados Unidos (EUA). Com foco na seleção genômica para resistência ao carrapato, o trabalho desenvolvido também em parceria com a GenSys Consultores Associados e apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), já conta com mais de 5 mil animais genotipados e permite a seleção e comercialização de reprodutores genomicamente mais resistentes.

presidente-delta-g
Presidente da Conexão Delta G falou nos Estados Unidos sobre trabalho inédito de seleção genômica para resistência ao carrapato desenvolvido no Rio Grande do Sul / Foto: Conexão Delta G

De acordo com o presidente da Conexão Delta G, Eduardo Eichenberg, que apresentou o trabalho no congresso, hoje já é possível adquirir sêmen ou touros com DEP (Diferença Esperada na Progenie) Genômica para resistência ao carrapato. Ainda segundo o dirigente, o trabalho chamou muita atenção durante o congresso, uma vez que a raça Braford é criada principalmente em zonas tropicais e subtropicais, onde usualmente são encontradas grandes infestações de carrapato. “Em termos de seleção genômica, pesquisa e inovação, o Braford brasileiro está certamente muito à frente dos demais países”, observa.

O projeto de pesquisa de seleção genômica para resistência ao carrapato combina dados de contagens de carrapato e de genealogia com informações de DNA. É uma ferramenta de longo prazo para o controle do parasita que pode gerar prejuízos anuais superiores a US$ 3 bilhões na pecuária nacional, segundo estimativa de entidades.

Via Conexão Delta G

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM