Projeto Qualigen apresenta primeiros resultados

Conheça os primeiros resultados do Projeto Qualigen: terneiros com genética de elite na agricultura familiar, maior potencial produtivo e aumento de renda no RS

No município de Caçapava do Sul (RS), na propriedade de Lasier Garcia, nasceram os primeiros animais provenientes do Projeto Qualigen (Qualidade e Excelência em Genética Bovina Taurina para a Agricultura Familiar). Esses são os primeiros resultados em campo do projeto, sendo que do total de onze vacas inseminadas, nove resultaram em nascimentos de terneiros.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Vivian Timpani, já é possível observar nos animais algumas características fenotípicas que permitem identificar traços das raças utilizadas no projeto. No entanto, ela ressalta que ainda é cedo para avaliar o desempenho produtivo dos terneiros. O produtor Lasier Garcia destaca as diferenças entre os terneiros oriundos da inseminação artificial com material genético do projeto e aqueles gerados por monta natural. “Eles trazem mais comprimento corporal, perna mais grossa e couro mais solto, o que já mostra que o animal tem potencial produtivo para o futuro“, afirma.

Garcia finaliza afirmando que o melhoramento genético é uma necessidade para os pecuaristas familiares e defende a ampliação do projeto para o aumento da renda nas pequenas propriedades. O Qualigen disponibiliza sêmen de reprodutores testados das raças Angus, Ultrablack, Hereford, Braford, Brangus e Charolês, buscando levar genética de elite aos produtores familiares em parceria com a Embrapa Pecuária Sul.

Texto: Róger S. Nobre

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM