O Desenrola é um programa do governo de renegociação de dívidas; mudança será analisada pela Câmara dos Deputados.
O Projeto de Lei 5708/23 permite a produtores de cacau fazerem parte do Desenrola Brasil. O programa permite que pessoas renegociem suas dívidas com bancos (exceto financiamento imobiliário), fornecedores (como água e luz) e com o varejo.
A proposta inclui a permissão na Lei do Desenrola Brasil. Atualmente, essa norma proíbe a participação no programa de pessoas com dívidas de crédito rural.
Se o projeto for aprovado, a renegociação das dívidas de crédito rural da atividade cacaueira será estendida até 12 meses após a edição da nova lei. Pela regra geral, o Desenrola vai vigorar até 31 de março de 2024.
Endividamento alto
Segundo o autor do projeto, deputado Zé Neto (PT-BA), o nível de endividamento atual da atividade cacaueira é muito alto, seja por conta do combate à doença vassoura de bruxa (causada por um fungo) ou de preços desfavoráveis.
Para Zé Neto, a extensão do Desenrola Brasil ao setor cacaueiro permitirá que os produtores endividados reestruturem suas finanças, contribuindo para a estabilidade econômica do setor. “Ao aliviar o endividamento, os produtores poderão direcionar esforços na modernização de suas práticas agrícolas”, afirma Neto.
Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
VEJA TAMBÉM:
- Maior produtor de soja de São Paulo enfrenta desafios nesta safra
- Safra global de grãos será de 2,3 bilhões de t, diz IGC
- Balanço da primeira reunião técnica do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.