Projeto de bezerros com grande valor genético de empresa é pioneiro

Local chamado de Genética do Futuro projetado pela ABS fica em Madison, nos Estados Unidos, e tem capacidade para abrigar 45 animais

Líder em melhoramento genético, a ABS Global anunciou esta semana a construção de uma estrutura denominada Future Genetics (em português: Genética do futuro). O local será utilizado como abrigo e cuidado de bezerros com menos de seis meses de idade, que possuem alto valor genético.

A instalação, localizada perto de Madison, Wisconsin, EUA, permitirá que a equipe da ABS aprimore o cuidado dos animais, que receberão melhor nutrição, cuidados veterinários e estarão sujeitos a normas de biossegurança em idade mais precoce. “Esses pequenos são nossos touros mais valiosos, porque eles são o nosso futuro”, disse o Dr. Jim Meronek, responsável Global pelo setor de Saúde da ABS Global.

No passado, os touros eram comprados de criadores com cerca de oito meses de idade. Hoje, com a Genômica, os bezerros que são identificados como geneticamente superiores podem ser adquiridos com dois e três meses de idade. “Devido ao alto valor que os animais genômicos de elite podem gerar, eles precisam receber cuidados mais rigorosos desde muito novos para garantir a maximização do seu potencial”, disse Devan Funk, Gerente Global de Aquisição de Produtos Leite da ABS.

A estrutura com tecnologia de ponta foi construída em 2016, tem capacidade para aproximadamente 45 bezerros, com possibilidade de expansão em breve. Atualmente, o local foi projetado para ser o mais eficiente possível e é considerado o de mais alto controle biosseguro da ABS, priorizando a saúde dos animais. A área foi projetada para manter a separação entre bezerros de diferentes rebanhos. Inclusive, o acondicionamento é feito de modo que evite o contato “nariz-nariz”, o que propagaria possíveis doenças ou infecção.

“Com a assistência de um especialista em saneamento da indústria de alimentos, implantamos um tecnológico sistema de purificação de água no local para ajudar a eliminar a propagação da doença”, disse Daniel Hodgkin, gerente de Produção da ABS na América do Norte.

Uma vez que os bezerros atingem cerca de seis meses, eles avançam para a instalação de Gorman, construídas em 2014 e que representam o maior investimento em estrutura em US$ 3,4 milhões.

Fonte: ABS PECPLAN

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM